Sociedade

África Austral debate formas de financiamento à investigação científica

O discurso de abertura do Workshop sobre Financiamentos de projectos de Investigação Científica, Desenvolvimento e Inovação vai ser proferido amanhã pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rosário Bragança Sambo, no Campus da Universidade Agostinho Neto.

10/06/2019  Última atualização 23H50
Contreiras Pipa © Fotografia por: Angola promove ambiente de investigação científica do meio

Segundo nota do Gabinete de Informação e Documentação da Universidade Agostinho Neto, o seminário, que tem início às 9 horas, destina-se a investigadores, docentes, doutorandos e mestrandos, todos parceiros do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola (SNCTI), que vão defender temas ligados à biodiversidade.

A actividade tem como objectivo apresentar aos diferentes actores do SNCTI as normas estabelecidas para o financiamento de projectos de investigação científica, catalisar processos que permitam o estabelecimento de parcerias, partilhar experiências adquiridas no âmbito da 1ª fase do SASSCL (2013-2018) consubstanciadas na gestão dos projectos e contribuição para o reforço do ambiente de investigação científica no país e na região austral.

Serviços científicos e mudanças climáticas

A expectativa do Centro de Serviços Científicos da África Austral para as Alterações Climáticas e Gestão Adaptativa da Terra (SASSCAL), que organiza o evento, é que os participantes tenham domínio das normas estabelecidas no II comunicado para financiamento de projectos, e sejam definidas parcerias para a submissão de candidaturas para o anúncio SASSCAL.

O SASSCAL é uma iniciativa conjunta de Angola, Botswana, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Alemanha, em resposta aos desafios da mudança global.A fundação do SASSCAL agrega valor a toda a região da África Austral. O Centro é conceituado e operacionalizado para complementar as infra-estruturas existentes de pesquisa e desenvolvimento de capacidades e iniciativas de pesquisa na região.

Especial