Economia

Organização emprega 530 milhões na FILDA 2019

A Eventos Arena emprega 530 milhões de kwanzas na organização da 35ª Feira In-ternacional de Luanda (FILDA), que se realiza de 9 a 13 de Julho na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, com a previsão da participação de 750 expositores, soube ontem o Jornal de Angola de fonte oficial.

21/06/2019  Última atualização 17H02
Vigas da Purificação | Edições Novembro © Fotografia por: Representantes da organização da FILDA na conferência de imprensa de lançamento do certame

A organização, o Ministério da Economia e Planeamento (MEP) e a empresa de eventos, anunciaram, numa conferência de imprensa realizada ontem para lançar a FILDA 2019, a participação no evento de expositores de Angola e de 21 países, entre os quais se incluem Portugal, Alemanha, Indonésia, Turquia, França, Índia, China, Reino Unido, Noruega, Suécia, Suíça, Israel, Brasil, Japão, Bielorrússia, Uruguai, Macau e Itália. 

A directora do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do MEP, Ana Celeste, indicou que Angola representa 65 por cento dos expositores, Portugal participa como “País Convidado” e a Bielorrússia estreia-se no certame que se realiza sob o lema “Dinamizar o sector privado e promover o crescimento económico”
O presidente do Conselho de Administração da Eventos Arena, Bruno Albernaz, avançou que Portugal foi escolhido como “país convidado” por se destacar em todas as edições com o maior número de expositores. “Com a dinâmica que Portugal tem emprestado ao evento, era inquestionável atribuir o título, como foi em 2010”, acentuou.
Participam empresas dos sectores da indústria, construção civil, equipamentos, transporte e logística, serviços financeiros, comércio, agricultura, saúde, energia e águas, telecomunicações e instituições públicas.
Bruno Albernaz garantiu que o número de expositores e dos países participantes “reflectem bem” as intenções e o esforço do Executivo em atrair investimento estrangeiro. “A feira viveu momentos menos bons, mas agora temos feito esforços para a dinamizar”, depois da 34ª edição, no ano passado, também, realizada na ZEE, ter demonstrado a vontade dos empresários estabelecerem parcerias, disse.
A agenda prevê uma conferência internacional sobre a “Modalidade de financiamento para o desenvolvimento económico” com duração de três dias, oradores internacionais e responsáveis do Executivo que vão apresentar programas de incentivo ao crescimento da economia. “O nosso Executivo tem feito uma acção diplomática muito forte que tem permitido às empresas procurarem as melhores soluções para atrair mais investimento para o mercado”,disse Bruno Albernaz.

Diário da feira
No dia 9, a feira vai ser de-dicada a Angola, onde responsáveis de instituições públicas e privadas visitam a exposição a partir das 11 horas. No dia 10, dedicado à Portugal, dá-se início ao ciclo de conferências sobre “Angola -Portugal, investimento e reciprocidade”, onde vão ser realizadas várias apresentações de empresas portuguesas pelas 15 horas.
O dia 11, que destaca o patrocinador oficial Anglobal (empresa de soluções inovadoras em engenharia de telecomunicações e energias) dá seguimento ao ciclo de conferências onde participam prestigiados oradores nacionais e estrangeiros.
O dia 13 é dedicado à Alemanha e à gala de premiação, onde vão ser distinguidas as empresas que mais se destacaram ao longo da 35ª edição do certame.
A FILDA abre todos os dias das 10 às 18 horas e é realizada num espaço de 28 mil metros quadrados, prevendo-se a provisão de 1 200 empregos temporários ao longo dos cinco dias de realização. Bruno Albernaz informou que estão a ser executadas as montagens de stands e o processo logístico para a concretização da FILDA que decorre na ZEE.
A previsão aponta para que o certame receba 22 mil visitantes, com os ingressos individuais a custarem mil kwanzas, à excepção dos estudantes universitários e crianças de até 12 anos, que têm entrada gratuíta.
A Eventos Arena está implantada no mercado angolano desde 2002, na organização e gestão de feiras e soluções de marketing e publicidade para as empresas.

Especial