Economia

Maior bolsa de negócios é aberta hoje com a presença de 22 países

A 35ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA) é aberta hoje, na Zona Económica Especial (ZEE), em Viana, onde vão estar presentes, até sábado, 750 empresas, entre nacionais e estrangeiras.

09/07/2019  Última atualização 20H35
Contreiras Pipa | Edições Novembro © Fotografia por: Vista parcial da 34ª edição da FILDA a primeira realizada na Zona Económica Especial

A cerimónia de abertura está prevista para começar às 10h30 e vai ser presidida pelo ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, segun-do uma fonte da organização do evento.
Além de Angola, vão estar presentes na maior bolsa nacional de negócios expositores de 21 países, entre os quais Portugal e Alemanha, que trazem o maior número de representantes à 35ª edição da FILDA, que vai decorrer sob o lema “Dinamizar o sector privado e promover o crescimento económico”.
No rol dos 21 países convidados estão a Alemanha, Indonésia, Suécia, Brasil, Japão, França, Índia, China, Turquia, Reino Unido, Noru- ega, Suíça, Israel, Uruguai, Macau e Bielorrússia, estando o último dos quais a participar pela primeira vez.
Angola vai estar representada por 65 por cento dos ex- positores, informou a fonte ligada à FILDA, uma realização conjunta entre o Ministério da Economia e Planeamento e a empresa Eventos Arena. Portugal, com 21 empresas, é o segundo país com o maior número de expositores, distribuídos pelos sectores de metalomecânica, alimentar, papelaria, equipamentos para a construção civil e obras públicas. A maioria das empresas portuguesas convidadas já exporta para o mercado angolano.
Embora venham a estar expostos produtos de vários ramos, os sectores predominantes na FILDA são a banca, telecomunicações, petróleos, transporte, logística e construção civil.
A edição 2019 da FILDA vai ser realizada em duas zonas distintas, o pavilhão e a área exterior, num espaço total de 20 mil metros quadrados. De acordo com a organização, vão ser criados 1.200 empregos temporários na edição deste ano da FILDA, que pode vir a receber 17.500 visitantes, contra os 10.500 do ano passado. O bilhete de acesso à feira é comprado no local ao preço de dois mil kwanzas. Os menores de 14 anos e estudantes têm acesso gratuito desde que apresentem um documento que comprove a idade e a frequência da escola.
Na cerimónia de encerramento da feira, sábado à noite, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), vai ser realizada a gala “Leões de Ouro FILDA 2019”, na qual são premiadas as marcas, empresas e países que estiverem melhor representados.
Com vista ao incremento do emprego, a Eventos Arena criou uma bolsa de emprego, para onde os interessados podem enviar os currículos académicos e profissionais, para serem encaminhados aos expositores mediante necessidade de recrutamento para trabalho temporário ou não.
A feira vai estar aberta ao público logo depois da cerimónia de inauguração, de acordo com o programa, que incluiu também a realização de conferências com debates.

Ciclo de conferências

Uma conferência internacional sobre financiamento do desenvolvimento económico é realizada de quarta a sexta-feira, das 9 às 16h00. Os oradores, nacionais e estrangeiros, vão trocar ideias com os presentes sobre o desenvolvimento económico. Temas como o “Programa de Apoio ao Crédito (PAC)” e as “Modalidades da linha de crédito do banco alemão Deutschbank ao Banco de Desenvolvimento de África (BDA) vão ser discutidos em mais de 16 painéis.
A programação da FILDA inclui ainda a realização, amanhã, de conferências sobre “Angola-Portugal: investimento e reciprocidade” e, na sexta-feira, um fórum temático sobre os petróleos e seguros. Especialistas nacionais vão falar sobre a “Contribuição do sector petrolífero para a dinamização da diversificação da economia” e a “Contribuição do sector petrolífero para a dinamização da economia na perspectiva dos prestadores serviços” e a “Contribuição do sector pe- trolífero para a dinamização da economia na perspectiva dos operadores”.
No dia anterior, quinta-feira, vai ser abordado o tema “A importância dos seguros de responsabilidade civil”.
A FILDA é um evento anual e multissectorial de exposição e negócios, que junta empresas nacionais e estrangeiras numa plataforma multi-dimensional que propicia o estabelecimento de contactos e relações comerciais.

Especial