Economia

Hoje é dia de Portugal

A Feira Internacional de Luanda está a decorrer em duas zonas distintas, o pavilhão e a área exterior, num espaço total de 28 mil metros quadrados.

10/07/2019  Última atualização 07H42
Jaimagens

A organização criou 1.200 empregos temporários para a edição deste ano da Filda, que vai receber, de acordo com estimativas, 20 mil visitantes, contra os 10.500 do ano passado. A entrada de adultos é paga, devendo cada visitante desembolsar dois mil kwanzas. Os menores e estudantes têm acesso gratuito.
Ontem, foi Dia de Angola, marcado pela cerimónia oficial de inauguração, iniciada com a leitura de uma mensagem de boas vindas, endereçada aos expositores pelo vice-governador da província de Luanda para o sector Económico, Lino Sebastião, em representação do governador Sérgio Luther Rescova.
Logo a seguir foi feita a apresentação do evento, pelo PCA do Grupo Arena, Bruno Ricardo Albernaz. O ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, também discursou na cerimónia de abertura da 35ª edição da Filda, presidida pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica.
Depois do discurso de Manuel Nunes Júnior, foi feita uma visita oficial à exposição. O primeiro dia da Filda encerrou às 18h00.
Hoje é dia de Portugal. As portas da Filda vão ser abertas às 10h00 e estão previstas várias actividades alusivas ao dia de Portugal, o país com maior número de expositores depois de Angola.
Uma conferência-debate, com o tema “Angola-Portugal: investimento e reciprocidade”, é realizada às 10h00 e, duas horas depois, uma outra dedicada ao tema “Os mecanismos de financiamento à economia”. Depois da realização das duas conferências, é realizada uma visita guiada aos stands das 22 empresas portuguesas presentes na Filda.
A maioria dos expositores portugueses representa os sectores da agro-indústria, transformação alimentar, mecanização agrícola, nutrição, pecuária e tecnologias de informação e comunicação.

Especial