Economia

Ana Dias Lourenço impressionada com o nível de organização da Filda

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, visitou, na manhã de ontem, a Feira Internacional de Luanda (Filda), a decorrer desde terça-feira, na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, e deixou o local impressionada com o nível de organização do evento.

11/07/2019  Última atualização 10H04
Eduardo Pedro |?Edições Novembro © Fotografia por: Primeira-Dama percorreu vários stands numa visita guiada

A satisfação da primeira-dama, que não falou à im-prensa, ficou demonstrada na conversa que manteve com responsáveis da organização do evento e expositores quando visitava stands de empresas nacionais e estrangeiras presentes na 35ª edição da maior bolsa de negócios em Angola.

A deslocação da Primeira-Dama da República à Feira Internacional de Luanda serviu, além da visita guiada a stands de empresas nacionais e estrangeiras, para participar na abertura do programa da conferência internacional sobre financiamento do desenvolvimento económico.
O discurso de abertura da conferência internacional foi pronunciado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, que foi antecedido pelo ministro da Economia e Planeamento, o representante da União Europeia em Angola, Ramon Reigada, e pela alta funcionária da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimnento (Cnuced), Frida Youssef.
A representante do PNUD em Angola deu ênfase, na sua intervenção, ao financiamento de infra-estruturas para o desenvolvimento sustentável, ainda no primeiro dos três momentos reservados ao programa da manhã.
O último momento do programa foi reservado à assinatura de um Protocolo do Compacto Lusófono, cujo documento foi apresentado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, e pelo vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).
A intervenção das duas personalidades deveu-se ao facto de Portugal e o Banco Africano de Desenvolvimento serem os financiadores para micro, pequenas e médias empresas, os destinatários do Protocolo do Compacto Lusófono.
Os três momentos do programa da manhã de ontem foram presenciados pela Primeira-Dama da República de Angola, que deixou as instalações da Zona Económica Especial depois da visita guiada aos stands de empresas nacionais e estrangeiras, algumas das quais ligadas à indústria petrolífera.
A feira entra hoje no seu terceiro e penúltimo dia, estando o programa reservado à realização de actividades alusivas à Alemanha, depois de ontem ter sido assinalado o dia de Portugal. Os dois países trouxeram para a Feira Internacional de Luanda o maior número de expositores estrangeiros. De Portugal vieram 22 empresas e da Alemanha 11. No total, estão na Feira Internacional de Luanda 785 empresas de 22 países, incluindo Angola, que tem o maior número de expositores. A Bielorrússia participa pela primeira vez.
Entre os países convidados, estão o Brasil, Indonésia, Suécia, Israel, Japão, França, Índia, China, Turquia, Reino Unido, Noruega, Suíça, Uruguai e Macau (China).

Especial