Economia

Multicaixa Express é proposto ao mercado

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) levou à Feira Internacional de Luanda (Filda) o “Multicaixa Express”, cartão electrónico associado ao telemóvel lançado em Abril para expandir as operações da companhia no mercado angolano ao longo dos próximos anos.

12/07/2019  Última atualização 19H33
Eduardo Pedro | Edições Novembro © Fotografia por: Stand da EMIS atrai expositores e visitantes de forma permanente durante o certame

O Multicaixa Express” é um aplicativo baixado a partir do Play Store ou da Aplle Store esta, com o que o utente recebe, depois da adesão, um código, enviado por mensagem pela EMIS, para poder passar a fazer pagamento de todos os serviços disponíveis.

O aplicativo já está disponível, há dois meses, para operações de pagamento de serviço de televisão, Internet, facturas de energia e água, recarregamento de telemóvel, transferência e levantamento de dinheiro. Com o aplicativo, o cliente pode consultar o saldo bancário e fazer levantamento mesmo que tenha deixado em casa ou perdido o cartão, devendo apenas fazer recurso ao telemóvel para ter acesso ao código.
Outros serviços, como, por exemplo, comprar um computador via online só vão estar disponíveis entre Outubro e Dezembro, informou o assessor da comissão executiva da EMIS, Duano Silva, que disse ser o “Multicaixa Express” uma carteira de cartões electrónicos, na qual podem ser colocadas, no máximo, 25 cartões de várias contas bancárias que um cliente tiver.
“Este serviço existe no mercado há dois meses e já temos aproximadamente 20 mil clientes”, informou Duano Silva, garantindo que, entre Outubro e Dezembro, o cliente vai poder fazer mais compras online sem precisar de sair de casa, devendo apenas instalar o aplicativo no seu telemóvel”.
O cliente que quiser aderir ao novo serviço deve fazer previamente a associação de cada cartão multicaixa ao número do telemóvel, utilizando para o efeito os Caixas Automáticos (CA), da Rede Multicaixa. De seguida o cliente baixa o aplicativo “Multicaixa Express.
O “Multicaixa Express” salvaguarda os dados do cliente e não permite que mais ninguém o use”, garantiu Duano Silva, que disse ser a nova tecnologia mais um passo dado à modernização dos pagamentos de serviços.

Reacções de clientes
Armando Paulo, que estava de visita à FILDA, só teve conhecimento ontem da existência do novo produto da EMIS e decidiu no local baixar o aplicativo no seu telemóvel.
Depois de ter baixado e notado as funcionalidades, Armando Paulo comentou: “é um aplicativo inovador, rápido e fácil”. O cidadão declarou que, doravante, o “Multicaixa Express” vai ser o seu “amigo do peito”, passando a fazer pagamentos e outros serviços por essa via, a fim de evitar filas e outros constrangimentos.
Já Marilda do Amaral lamentou por não ter baixado o aplicativo porque o seu telemóvel já tem pouco espaço de armazenamento de ficheiros, pelo que tem de apagar alguns para ter acesso ao novo serviço da EMIS.
Na apresentação do produto, Marilda do Amaral disse ter conseguido perceber que pode fazer vários pagamentos sem precisar de deslocar-se a um caixa electrónico. “Penso que é uma boa iniciativa, que precisa de ter maior divulgação”.

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