Economia

Número de visitantes da Filda já ultrapassou as expectativas

O número de visitantes à Feira Internacional de Luanda (Filda), registado até ao terceiro dos cinco dias do evento, já superou as expectativas dos organizadores, que estimaram uma presença de 20 mil visitantes.

13/07/2019  Última atualização 13H00
Eduardo Pedro | Edições Novembro © Fotografia por: Visitantes aparecem em grandes fluxos na Filda, apesar de afastada do centro de Luanda

Até quinta-feira, terceiro dia do evento, foram cerca de 21 mil visitantes que se deslocaram à Zona Económica Especial (ZEE) Luanda-Bengo, onde decorre, até hoje, a Feira Internacional de Luanda, a maior bolsa de negócios em Angola.
Na terça-feira, dia de abertura da Filda, estiveram no local mais de cinco mil visitantes, no segundo 7.500 e no terceiro mais de 9 mil. Como tem sido hábito, o último dia do evento recebe o maior número de visitantes. “Este ano não vai fugir à regra”, admitiu uma fonte ligada à organização do evento – o Ministério da Economia e Planeamento e a empresa Eventos Arena, do Grupo Arena.
O Jornal de Angola apurou que, entre os visitantes, estão pessoas desempregadas que aproveitam a Filda para tentar entregar currículos profissionais e académicos a empresas expositoras.
Antes da abertura da Filda, ficam, diariamente, concentrados à entrada vários jovens, alguns dos quais disseram ao Jornal de Angola que a presença no local era resultante de dois objectivos: encontrar emprego e visitar a maior bolsa de negócios em Angola para ser constatado o que é feito em Angola e no Mundo. Alguns não entram por não terem dois mil kwanzas para a compra de bilhete de acesso ao recinto, optando por abordar pessoas que julgam ser expositores da feira, desesperados que estão à procura de uma oportunidade de emprego, nem que seja temporário.
Os que entram tentam, a todo o custo, apresentar currículo, mas muitos, ao que tudo indica, não saem satisfeitos do local porque a maioria dos expositores alega não estar na Filda à procura de mão-de-obra, por não ser o evento uma “feira de emprego.”

Acesso à Filda

O acesso à Filda custa dois mil kwanzas, preço do bilhete, que é vendido à entrada. Crianças de até 14 anos têm acesso gratuito, mas têm de estar acompanhadas e apresentar um documento de identificação. Também têm acesso gratuito à Filda estudantes, incluindo universitários, desde que se façam acompanhar do respectivo cartão de estudante.
A 35ª Feira Internacional de Luanda é realizada em duas zonas distintas, o pavilhão e a área exterior, num espaço que totaliza 28 mil metros quadrados.
Para facilitar a mobilidade dos visitantes que não têm meio de transporte próprio para poderem chegar à Filda, dentro da Zona Económica Especial, foram colocados quatro autocarros da TCUL para o transporte gratuito até ao portão de acesso à Filda.

Especial