Economia

FILDA recebeu mais de 30 mil visitantes

Vânia Inácio

Jornalista

A organização da Feira Internacional de Luanda (Filda) manifesta-se satisfeita com os resultados obtidos no certame encerrado ontem, principalmente no que diz respeito aos negócios estabelecidos entre expositores e ao número de visitantes .

14/07/2019  Última atualização 10H15
Eduardo Pedro| Edições Novembro © Fotografia por: Organização da FILDA está satisfeita com os resultados

O balanço definitivo foi divulgado na noite de ontem, já sobre o fecho desta edição, na “Gala Leões de Ouro”, onde foram premiadas as empresas que mais se destacaram. Ainda no período da manhã, já era conhecido um número provisório: a Filda recebeu, até sexta-feira, mais de 30 mil visitantes, muito acima do previsto pela organização, que era de 20 mil.

O número pode ter crescido para mais de 40 mil visitantes porque, ontem, a exposição esteve aberta ao público até às 18h00, tendo, duas horas depois, começado a “Gala Leões de Ouro” no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA).
No período da manhã, o programa foi inteiramente reservado à Alemanha, por ser a segunda representação estrangeira que trouxe o maior número de expositores, depois de Portugal, homenageado na quarta-feira, segundo dia do evento.
Os números definitivos apontam para a participação de 785 empresas de 22 países, incluindo Angola. De Portugal vieram 30 empresas e da Alemanha 11. A Bielorrússia participou pela primeira vez na Feira Internacional de Luanda.
Ontem de manhã, houve pouca afluência. Mas, a partir das 13 horas, o ambiente no espaço reservado à feira já era bastante movimentado.
Um grupo de quitandeiras recrutadas por empresas que expuseram produtos perecíveis como peixe, ovos e carne, apregoavam os produtos de um lado para outro, à semelhança do que têm feito nos mercados e na via pública. O momento foi acompanhado pelo presidente do Conselho Federal da Alemanha, Daniel Gunther, que se deslocou à Zona Económica Especial (ZEE) para prestigiar o dia da Alemanha na Filda.
O acesso à Filda custou dois mil kwanzas, preço do bilhete vendido à entrada. Crianças de até 14 anos tiveram acesso gratuito. Também tiveram acesso gratuito à Filda, estudantes, incluindo universitários, acompanhados do respectivo cartão de estudante.
A 35ª Feira Internacional de Luanda foi realizada em duas zonas distintas: o pavilhão e a área exterior, num espaço total de 28 mil metros quadrados.
Para facilitar a mobilidade dos visitantes sem transporte próprio, foram colocados, dentro da Zona Económica Especial quatro autocarros da TCUL para o transporte gratuito até ao portão de acesso à Filda.