Economia

Alemanha revela vocação para projectos de desenvolvimento

O chefe da delegação alemã à Feira Internacional de Luanda (Filda), Marcus Knupp, defendeu que o Executivo deve melhorar o acesso dos investidores estrangeiros e nacionais aos projectos de desenvolvimento económico do país.

14/07/2019  Última atualização 08H55
DR

Marcus Knupp, que falava ao Jornal de Angola, declarou que as empresas alemãs têm interesse em ajudar o país na substituição das importações, com tecnologias e conhecimento prático.
O responsável admitiu a possibilidade de, na próxima edição, estarem mais empresas alemãs, uma perspectiva resultante do ambiente de negócios em Angola que, na sua opinião, “está a crescer”.
Marcus Knupp enalteceu o papel que a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações tem feito na facilitação do processo de implantação de empresas estrangeiras em Angola.
“A formação profissional dos directores e técnicos que trabalham com tecnologia deve ser contínua e nisso as empresas alemãs podem ajudar”, acentuou Marcus Knupp, citando, como exemplo, a Siemens, que tem dado formação a quadros angolanos”.
O chefe da delegação alemã não disse as razões que estiveram na origem da ausência do seu país, durante quatro anos, na maior bolsa de negócios em Angola, mas garantiu que, “de agora em diante, a Alemanha vai ter presença regular” na Filda.

"Cooperação de impacto”
O ministro da Economia e Planeamento, Pedro Luís da Fonseca, considerou, ontem, no Dia da Alemanha na Filda, que a cooperação daquele país tem grande impacto económico e social em Angola, adiantando que, do certame, saíram “sinais de um conjunto de negócios” entre empresários dos dois países.
O ministro da Economia e Planeamento disse ter tomado conhecimento de que, na Feira Internacional de Luanda, foram registados, por exemplo, negócios e vendas de máquinas para a produção agrícola.
“Esses equipamentos vão ajudar na produção agrícola do país e fazer com que Angola seja auto-suficiente e reduza a sua dependência alimentar do exterior”, acentuou o governante angolano.
O ministro, que discursava na presença do presidente do Conselho Federal da Alemanha, Daniel Gunther, sugeriu aos expositores germânicos que criem parcerias com empresários angolanos, para que a “cooperação de negócios” entre os dois seja cada vez mais potenciada.
Por sua vez, Daniel Gunther, afirmou que foi “extremamente positiva” a entrega dos expositores do seu país na maior bolsa de negócios em Angola.
“Acabámos de dar uma volta à feira e constatámos a qualidade das empresas presentes aqui”, salientou o responsável, que considerou reflexo do “enorme interesse da Alemanha no intercâmbio com Angola”.
Daniel Gunther frisou que, num dos encontros que manteve com membros do Executivo, obteve um sinal de esperança por um maior ambiente de negócios criado para as empresas alemãs já instaladas em Angola.

Especial