Economia

Europeus discutem sucessão de Lagarde

Um dia depois de, terça-feira, Christine Lagarde ter apresentado oficialmente a carta de demissão do cargo de directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), os ministros das Finanças da Alemanha, Itália e França (bem como os governadores dos bancos centrais destes países) discutiram numa reunião a norte de Paris os perfis dos potenciais sucessores.

20/07/2019  Última atualização 09H30
DR © Fotografia por: Christine Lagarde demitiu-se do cargo de directora-geral do Fundo Monetário Internacional FMI

Um desses sucessores pode ser o ministro das Finanças português, Mário Centeno, escreve o jornal “Politico”, numa matéria em que também dá como quase certa a liderança do FMI nas mãos de mais um europeu, o 12º na história da instituição que cumpre este ano 74 anos.
Jeroen Dijsselbloem, ex-ministro das Finanças holandês e antecessor de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, é apontado como favorito pelos funcionários da União Europeia, mas na calha estão ainda nomes considerados “menos experientes” para a função.
Além do português Mário Centeno, a ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, e o antigo comissário europeu e presidente do banco central da Finlândia Olli Rehn são os restantes nomes que compõem as quatro possibilidades analisadas na reunião em França.
Ainda que existam discussões preliminares no que diz respeito aos principais candidatos na reunião de ministros das Finanças do G7, cabe aos 24 membros da comissão executiva do FMI decidir sobre o futuro director-geral do Fundo.
Christine Lagarde deixa a Direcção-Geral do FMI a 12 de Setembro e apresentou a demissão depois de ser escolhida para líder do Banco Central Europeu (BCE).

Especial