Sociedade

Angolanos recebem formação aeroespacial em França

Seis técnicos angolanos vão frequentar, a partir de Setembro, o ensino superior no sector da engenharia espacial, na cidade francesa de Toulouse. São quadros do Gabinete Geral do Programa Espacial Nacional (GGPEN), afecto ao Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação (MTTI).

29/07/2019  Última atualização 17H29
DR

Os estudantes integram o curso de mestrado em Gestão e Engenharia de Projectos Aeroespaciais. Para complementar a formação, vão ter acesso a estágios na Airbus.

Os técnicos angolanos vão fazer a formação no Instituto Superior de Aeronáutica do Espaço (ISAE-SUPAERO), líder mundial do ensino superior no sector da engenharia espacial baseado em Toulouse, em França.

E para apresentar o programa de formação, o Gabinete Geral do Programa Espacial Nacional realiza, amanhã, às 9h30, uma conferência de imprensa na sua sede, CTT - Bairro Km7, Rangel, em Luanda.

De acordo com uma nota de imprensa, a formação resulta da colaboração entre o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e a empresa francesa Airbus, parceira nas construções dos satélites Angosat-2 e 3.

O projecto de formação vai permitir, também, o desenvolvimento das aplicações dos diferentes tipos de satélites que hão-de ser lançados, nomeadamente nas comunicações e na observação da terra.

O Angosat 3 vai ser um satélite com maior nível de tecnologia da África subsaariana que, na sua categoria, tem o maior nível de precisão no mundo, cuja aplicação abrange a cartografia, censo da população, resposta aos riscos naturais, segurança marítima, luta contra a piratearia, luta contra desflorestação ou agricultura entre outros.

 

Especial