Regiões

Cuando Cubango expande Internet gratuita

Mais de 40 pontos de acesso à internet grátis, através da rede Wi-Fi, são instalados até ao final deste ano, nas sedes municipais e comunais da província do Cuando Cubango, no quadro do projecto “Angola Online”.

16/08/2019  Última atualização 09H25
DR © Fotografia por: Pontos públicos de Internet serão instalados nas comunas do Cuando Cubango

A informação foi avançada ao Jornal de Angola pela chefe do Departamento Provincial do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), Joana Tchiyoca, acrescentando que cada uma das 32 comunas que compõem os nove municípios da província do Cuando Cubango terá um ponto de acesso de Internet grátis.
Joana Tchiyoca explicou que cada ponto de acesso à internet grátis suporta 250 utilizadores em simultâneo, com um raio de actuação de 120 metros na parte frontal e lateral.
Salientou que os pontos de acesso à Internet grátis estão a usar a rede primária do Estado, para a diminuição dos encargos financeiros, visto que em quase toda a extensão da província as pessoas utilizam com maior frequência a Internet da operadora de telefonia móvel Unitel.
A chefe do Departamento Provincial do INFOSI disse que, devido às dificuldades da rede de voz e Internet da Unitel nos municípios do Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo, limítrofes com as Repúblicas da Namíbia e da Zâmbia, muitos munícipes preferem usar os serviços de telecomunicações dos referidos países.
Realçou que a entrada em funcionamento dos pontos de acesso à Internet grátis nos municípios vai facilitar as pessoas, principalmente os estudantes nas pesquisas.
Joana Tchiyoca recordou que o projecto “Angola Online” é de iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, com o apoio da Angola Telecom e do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento das Comunidades (FADCOM), no âmbito do programa de massificação digital, andando com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas comunidades, através das redes abertas e bandas largas, bem como montagem de laboratórios de informática.
Joana Tchiyoca disse que a instalação do serviço de Internet nas localidades, com realce às que se encontram em zonas mais recônditas e de difícil acesso, vai facilitar o trabalho das administrações municipais e comunais, nas trocas de informações, e a vida dos estudantes na realização de pesquisas científicas, tendo em conta a falta de bibliotecas no Cuando Cubango.
“Cada ponto de acesso à Internet gratuita permite a conexão em simultâneo de 250 utilizadores e cada internauta tem apenas duas horas de navegação, findo o prazo o sinal do utente é desconectado automaticamente, para permitir que outras pessoas possam também beneficiar”, disse.
Joana Tchiyoca acrescentou que qualquer internauta que queira conectar-se à Internet grátis terá necessariamente de ter um dispositivo, quer seja telemóvel, computadores, tabletes, entre outros que possuam sistema Wi-Fi.
Revelou que os trabalhos de implementação dos pontos de acesso começou no mês de Julho do ano em curso e até ao momento foram apenas contemplados com Internet grátis os municípios de Nancova, Calai, Dirico, Cuangar e Mavinga, com as suas respectivas sedes comunais.
Joana Tchiyoca acrescentou que posteriormente serão contemplados os municípios do Cuito Cuanavale, Cuchi, Rivungo e Menongue, este último que já conta com três pontos de acesso de Internet grátis.
Fez saber que qualquer cidadão que deseja comunicar-se com alguém que se encontre nas localidades onde não haja cobertura da rede de telefonia móvel Unitel e Movicel, deve procurar os serviços do Departamento Provincial do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI), para fazê-lo de forma gratuita.

Pontos adicionais

Joana Tchiyoca explicou ainda que a cidade de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, possui neste momento três pontos de acesso à Internet grátis, através da rede Wi-Fi, que funcionam em regime experimental desde o mês de Novembro de 2018, instalados no âmbito do projecto Angola Digital.
Destacou que o primeiro está instalado no Largo Dr. Agostinho Neto, defronte à sede do Governo Provincial do Cuando Cubango, o segundo no edifício da estação principal dos Caminhos-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) e o terceiro junto à Universidade Cuito Cuanavale (UCC).
Joana Tchiyoca referiu que até finais do primeiro trimestre de 2020, a cidade de Menongue vai contar com um total de 14 pontos de acesso à Internet grátis.
De acordo com a responsável, com a conclusão da implementação dos pontos de acesso, a cidade de Menongue vai ter uma cobertura total de pouco mais de 50 quilómetros de Internet grátis, uma ferramenta de trabalho que vai contribuir para o desenvolvimento da província, porque os cidadãos, em caso de dúvidas nos mais variados domínios, podem consultar o Google, através da Internet.
Joana Tchiyoca disse que por questões técnicas alguns dos pontos de acesso à Internet grátis, instalados na cidade de Menongue, estão com pouca frequência de expansão do sinal e a breve trecho esta situação será resolvida.