Economia

Sodiam inicia venda de diamantes online

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam) anunciou a abertura do processo de registo na plataforma online através da qual as empresas poderão participar directamente em leilões de diamantes.

07/09/2019  Última atualização 09H13
Dr

Segundo um comunicado da companhia, só poderão registar-se empresas angolanas que apresentem um volume de negócios anual de pelo menos dois milhões de dólares, uma quantia que aumenta para dez milhões quando se trata de companhias estrangeiras.
O processo “é um marco na nova estratégia do Governo angolano” que pôs fim ao monopólio da venda de diamantes através da Sodiam, permitindo às empresas sediadas em Angola vender directamente até 60 por cento da produção.
A Sodiam mantém-se como o canal exclusivo para vendas por contratos, por leilões e às fábricas de lapidação de diamantes.
Fundada em 1999, a Sodiam é a empresa estatal responsável por controlar e supervisionar a compra, venda e exportação da produção angolana de mineração de diamantes.
No ano passado, a Sodiam forneceu mais de 8,4 milhões de quilates brutos, de cerca de 12 minas, por um valor total de 1,2 mil milhões de dólares, correspondendo a um preço médio de 145,5 dólares por quilate, colocando Angola entre os cinco maiores países produtores do mundo, de acordo com os dados disponíveis.

Especial