Regiões

Huíla precisa de três mil toneladas para a seca

O Governo da província da Huíla precisa de três mil toneladas de bens diversos para assistir 175 mil pessoas afectadas pela seca severa, que assola a região, disse no Lubango, a directora do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas.

14/09/2019  Última atualização 19H23
DR

Mariana Soma revelou estes dados à margem da cerimónia de entrega de alimentos por parte do Conselho Nacional de Protecção Civil ao Governo da Huíla, para às vítimas da seca. Assegurou, na oportunidade, que o número de vítimas da seca está a aumentar significativamente.
De acordo com Mariana Soma, os municípios dos Gambos, Chibia, Matala, Humpata Jamba, Quilengues, Lubango e Cacula estão em situação crítica. “Por falta de água, as populações estão em estado de vulnerabilidade extrema,” alertou, para acrescentar: “Cada vez mais temos populações, em diferentes localidades, em situação muito crítica. Na Humpata, por exemplo, tínhamos apenas a batata, mas agora há falta de mais alimentos, água e pasto para os animais”.
Mariana Soma informou que o Governo Provincial já recebeu 400 toneladas de bens diversos e as distribuiu a 40 mil famílias.
O vice-governador da Huíla para o sector Político, Social e Económico, Maria Chipalevala, acredita que, se não houver chuvas nos próximos dias, o número de vítimas da seca vai aumentar.

 

Especial