Regiões

Bengo está sem sinal da Angola Telecom

Mais de dois quilómetros de cabos de fibra óptica foram vandalizados na noite de segunda-feira, nos arredores do Sassa Povoação/Vila de Caxito, no Bengo, por desconhecidos, segundo a directora provincial da Angola Telecom, Ledna de Oliveira.

25/09/2019  Última atualização 21H45
Maria João | Edições Novembro |Bengo

“Quando há corte de cabo de fibra óptica no Bengo, a perda de sinal da Angola Telecom afecta também as províncias do Uíge, Malanje e Zaire”, sublinhou Ledna de Oliveira, acrescentando que a empresa tomou conhecimento através da denúncia feita pelo presidente da Comissão dos Moradores do Sassa Povoação, que se mostrou preocupado com a quebra do sinal. 

Segundo Ledna de Oliveira, a informação que se obteve é que alguns jovens sobem aos postes e arrancam o cobre dos cabos para vender aos malianos. “É preciso fazer um trabalho sério, para saber quanto cobre foi roubado, para podermos repor o serviço”. A responsável disse que foi feita uma participação à Polícia, visto que a empresa sofre outros tipos de vandalização, como queimadas e corte do cabo de fibra óptica. “Temos informações que dão conta de que a população conhece os meliantes, o que será mais fácil agir”.
A directora provincial da Angola Telecom garantiu, por outro lado, que a empresa vai fornecer, pela primeira vez, a nível da província do Bengo, na Centralidade do Capari, dentro de dias, o serviço de Internet e voz da LTE, uma tecnologia de ponta.
Para os moradores aderirem ao novo serviço de Internet, acrescentou, devem apresentar cópia do BI, ter correio electrónico, contactos telefónicos, 13.500 kwanzas para a montagem do aparelho, 500 kwanzas para o chip e 20 mil kwanzas para a mensalidade.
“Este serviço já funciona em Luanda e depois do Capari será montado no Panguila. Estamos em fase experimental e vamos continuar a acompanhar a dinâmica das TIC”, frisou Ledna de Oliveira, acrescentando que na província do Bengo a Angola Telecom tem serviços de Internet em três municípios.

Especial