Desporto

Inter defronta Red Star na abertura do torneio

O Interclube de Angola defronta sábado o Red Star da Costa do Marfim, na partida de estreia da 41ª edição da Taça de África dos Clubes Campeões de Andebol, classe masculina, aprazada para as 18h00, no renovado pavilhão gimnodesportivo Vavá Duarte, em Chã de Areia, cidade de Praia, Cabo Verde.

04/10/2019  Última atualização 07H00
DR

Em femininos, o Petro de Luanda mede forças com o Evabuka da República Democrática do Congo, domingo, às 14h00, para o grupo preliminar “B”, do qual fazem ainda parte o Abo Sport (Congo) e Atlético Mindelo (Cabo Verde).
Duas horas antes, o 1º de Agosto entra em cena para enfrentar a formação do FAP dos Camarões, na partida de estreia da campeã angolana no grupo “A”, onde estão as equipas do DGSP (Congo), HC Heritage (RD do Congo) e Bandama (Costa do Marfim).
A competição, que decorre a partir de hoje até ao dia 13 do corrente, com dezequipas masculinas e nove femininas, começa com o desafio masculino entre o Widad Samara (Marrocos) e o FAP (Camarões), às 10h00, pontuável para o grupo “B”.
O cartaz da ronda inaugural inscreve ainda as partidas DGSP (Congo)-FAP (Camarões), para o grupo “A” feminino, às 12h00. Duas horas mais tarde, em masculinos e para o grupo “B”, jogam Zamalek do Egipto e Desportivo de Cabo Verde.
A cerimónia de abertura está prevista para as 17h00. A ronda inaugural encerra com o desafio Atlético de Cabo Verde- Red Star da Costa do Marfim, para o grupo “A” masculino.
amanhã, estão igualmente previstas mais duas partidas, no pavilhão Craveiro Lopes, com o Heritage do Congo Democrático a enfrentar o Bandama da Costa do Marfim, às 10h00, para o grupo “B” feminino. 
O jogo Sporting do Egipto- JSK da RDC, às 12h00, para o grupo preliminar A, complementa o cartaz do dia.
O Zamalek do Egipto (masculinos) e o 1º de Agosto (femininos) são os actuais detentores do ceptro. 
Na final da pretérita edição, as agostinas venceram o Petro de Luanda, por 25-21.

Soubak participa de simpósio de treinadores da IHF

O seleccionador nacional angolano sénior feminino de andebol, o dinamarquês Morten Soubak, será um dos oradores do Simpósio Internacional de Treinadores, numa realização conjunta da Fede- ração Internacional da modalidade (IHF) e a Associação do Japão (JHA), de 30 de Novembro a 2 de Dezembro, à margem da 21ª edição do Campeonato do Mundo, a ter lugar no Japão.
Soubak, campeão Mundial IHF 2013 pelo Brasil, campeão continental e de clubes por Angola e 1º de Agosto, respectivamente, é um dos prelectores do dia 1 de Dezembro, que contará com a moderação de Dietrich Spate, membro do Conselho da IHF, presidente da Comissão de Treinamento e Métodos da IHF, ex-técnico da selecção masculina alemã , e ainda de Masanori Kuriyama, Henny Nijboer e Gino Smits, seguidas da observação dos jogos Espanha-Hungria e Coreia do Sul-Dinamarca. O conteúdo do curso, planeado com base nas tendências modernas da modalidade, abordará os sistemas e programas de treinamento para melhorar os hábitos de competição (conteúdo da prática) e treinamento para melhorar os hábitos competitivos de atletas asiáticos, entre outros temas.
A edição de 2019 tem a duração de três dias, à semelhança do ocorrido no Mundial IHF anterior, e oferece uma oportunidade única de absorver as informações mais recentes sobre treinamento. Apenas 150 vagas estão disponíveis no curso, a ter lugar no Centro de Ginástica Uki City Matsuhashi (Wing Matsubase) em Kumamoto, Japão.
O primeiro dia será aberto com as boas-vindas e o discurso do presidente da IHF, o egípcio Hassan Moustafa, seguido de várias palestras e apresentações sobre o andebol francês de Paul Landure, e da participação em três jogos do Mundial Feminino IHF, mor- mente Japão-Argentina, Rússia-China e Suécia-República Democrática do Congo.

Especial