Sociedade

Casa da Juventude abre cursos sobre TIC

A Casa da Juventude em Via-na, em Luanda, vai passar a ministrar cursos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a inauguração ontem da Academia Cisco, pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento.

15/10/2019  Última atualização 09H03
Vigas da Purificação | EDIÇÕES NOVEMBRO © Fotografia por: Jovens de Viana e não só têm à disposição cursos


As inscrições para a frequência dos cursos a ministrar na academia, cuja inauguração contou com a presença do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, iniciam hoje.
Neste sentido, estão disponíveis vagas para os cursos de IT Essentials (reparação avançada de computadores), introdução às redes, conceitos básicos de roteamento e computação, estendendo a rede e interconectando redes, todos com a duração de um mês.
Os programas de formação a nível da Academia Cisco, um organismo voltado ao ensino das TIC-redes de computadores, desde os mais básicos aos mais avançados, numa primeira fase, vão ser assegurados por técnicos do Instituto Médio de Telecomunicações (ITEL). O Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação equipou a academia com um laboratório de informática, com 25 computadores, 19 telefones IP (comunicação interna), três roteadores, sistema CCTV e switch, além de disponibilizar acessórios desses equipamentos.
A criação da academia insere-se no quadro da cooperação institucional com o Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, que também fez a entrega de uma plataforma informática de gestão escolar, como já o fez recentemente ao Instituto Politécnico de Ciências Geográficas (IPCG).
A Academia Cisco é a componente de formação da companhia multinacional com o mesmo nome e disponibiliza uma plataforma de ensino online com a parte física, que depende de um instrutor local.
Pereira Dinis