Política

Presidente da República exonera e nomeia quadros

O Presidente da República, João Lourenço, assinou ontem vários decretos a movimentar quadros a diferentes níveis em departamentos ministeriais, na composição de governos de província e na estrutura de empresas e institutos públicos.

06/11/2019  Última atualização 09H00
Mota Ambrosio | Edições Novembro © Fotografia por: António Henriques da Silva é o novo Presidente do Conselho de Administração da AIPEX


Assim, António Joaquim da Cruz Lima foi exonerado do cargo de secretário de Estado para o Sector da Aviação Civil, Marítimo e Portuário e em substituição, para o mesmo cargo, foi nomeado Carlos Antão Fernandes Borges.
Sara Luísa Mateus foi exonerada do cargo de vice-governadora do Cuando Cubango para o Sector Político, Social e Económico, enquanto Bento Francisco Xavier foi exonerado do cargo de vice-governador do Cuando Cubango para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
O Presidente da República nomeou Carla Maria Domingas Cativa, para o cargo de vice-governadora da Província do Cuando Cubango para o Sector Político, Social e Económico e Afonso de Antas Miguel, para o cargo de vice-governador do Cuando Cubango para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
No Zaire, foi exonerado António Félix Kialunguila, do cargo de vice-governador para o Sector Político, Social e Económico e nomeado para o seu lugar Fernanda Deolinda Sumbo Guerra.
O Presidente da República exonerou também os integrantes do Conselho de Administração do Grupo ENSA-Empresa Pública, designadamente Manuel Joaquim Gonçalves, presidente do Conselho de Administração e os administradores Manuel José Gonçalves Botelho, António Sebastião, Domingos Pedro e António Gaspar Cosme.
Foi nomeado pelo Presidente da República um novo Conselho de Administração, com a seguinte composição: Carlos Arménio de Almeida Duarte, presidente do Conselho de Administração e Amália Quintão Barbosa, Matilde do Rosário Mutango Guebe, Ildo Mateus do Nascimento e Mário João Mota Lemos, administradores.
O Presidente da República exonerou, igualmente, os integrantes do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros- ARSEG, nomeadamente o seu presidente, Aguinaldo Jaime e os administradores Maria Carlota de Jesus Van-Dúnem Sungo Amaral e Silva e Jesus Manuel Teixeira.
Para o novo Conselho de Administração da ARSEG foram nomeados Elmer Vivaldo de Sousa Serrão, presidente do Conselho de Administração e administradores Filomena Rossana Miguel Airosa Manjata e Jardel Silvério Duarte.
Foram igualmente operadas alterações no Conselho de Administração da Comissão de Mercado de Capitais (CMC), com a exoneração dos administradores-executivos Ottoniel Lobo Carvalho dos Santos e Elmer Vivaldo de Sousa Serrão, substituídos por Felinto de Sousa Bravo Soares e Edna Augusta dos Santos Nunda Barbosa de Mascarenhas.
O Presidente da República exonerou também Licínio de Freitas Vaz Contreiras, do cargo de presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento e Promoção de Exportações (AIPEX), nomeando em sua substituição António da Ressurreição Henriques da Silva.
Foram também exonerados Dalva Maurício Calombe Ringote Allen e Carlos Cépura Neto André, dos cargos de administradores executivos da Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial Luanda-Bengo, e nomeados, em seu lugar, Sebastião Lourenço Félix Cambanza e Carla Hermínia Gonçalves Nganga Silvestre.
A AIPEX (Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola) é uma pessoa colectiva de direito público, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, vocacionada para promoção das exportações, captação de investimento privado, registo de propostas de investimento, apoio institucional e acompanhamento da execução dos projectos de investimento e internacionalização das empresas angolanas.
Tem como principais atribuições, entre outras, promover e captar investimentos privados de origem interna e externa susceptíveis de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do país, assegurar a recepção e acompanhamento das propostas de investimento privado a realizar em Angola.