Economia

Outubro movimenta Kz 6,51 mil milhões

O mercado primário transaccionou, em Outubro, 6,51 mil milhões de kwanzas em Títulos do Tesouro, dos quais 18 mil milhões correspondem a Bilhetes do Tesouro e 2,33 mil milhões a Obrigações do Tesouro não reajustáveis, revela o último Relatório de Análise de Mercados Financeiros, publicado pela Comissão do Mercado de Capitais.

18/11/2019  Última atualização 19H24
DR © Fotografia por: Mercado secundário é gerido pela Bolsa de Valores de Angola

O documento, que faz uma abordagem sobre a macroeconomia, clarifica que, no mercado secundário de dívida pública sob gestão da Bolsa da Dívida e Valores de Angola (BODIVA), registou-se uma redução na ordem dos 1,14 por cento no volume de transacções relativamente ao mês anterior, totalizando 76,96 mil milhões de kwanzas.
Do referido valor, refere o documento, 972,50 milhões correspondem a transacções efectuadas no chamado mercado bilateral e 75,99mil milhões correspondem a transacções no mercado multilateral.
Segundo o mesmo estudo, durante o mês de Outubro, a moeda nacional depreciou-se face ao dólar americano em cerca de 23,97 por cento, sendo que a taxa de câmbio de referência para a venda da moeda norte- americana nas operações do mercado primário fixou-se em 497,23 kwanzas.
Quanto ao mercado internacional, o euro apreciou-se face ao dólar norte- americano em cerca de 2,32 por cento, encerrando o mês em euro por dólar a 1,11. A apreciação do euro foi influenciada pela expectativa de um novo corte da taxa de juro de referência por parte do banco central norte-americano, motivada pelo facto de a taxa de inflação manter-se a níveis muito baixos, refere o documento.
O Brent, principal referência das exportações angolanas, fixou-se em 60,23 dólares no final do mês, registando uma variação acumulada negativa de 0,90 por cento face ao mês de Setembro. A redução do preço do barril de petróleo foi influenciada pelo aumento das reservas de petróleo dos Estados Unidos.
O ouro registou uma variação de 2,75 por cento, fixando-se em 1512 dólares.

Especial