Economia

Sodiam lança o segundo leilão de pedras especiais

Cinco lotes de diamantes das sociedade mineiras de Catoca e do Cuango foram lançados ontem, para o segundo leilão de venda de pedras especiais pela Sociedade Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam).

21/11/2019  Última atualização 08H39
Kindala Manuel | Edições Novembro © Fotografia por: Presidente do Conselho de Administração da Sodiam, Bravo da Rosa

O presidente do Conselho de Administração da Sodiam, Bravo da Rosa, anunciou a abertura do leilão a todos os interessados em participar na compra de lotes de diamantes, com as inscrições e a recepção das ofertas na plataforma digital da Sodiam, ao falar na 1ª Conferência e Exposição Internacional sobre o Sector Mineiro 

Bravo da Rosa informou aos presentes que o leilão encerra a 6 de Dezembro, salientando que, nesse dia, no período das 12 às 15 horas, uma comissão procede à análise de todas as ofertas e ao apuramento dos resultados. No dia 7 de Dezembro próximo, acrescentou o gestor, serão divulgado os resultados do leilão.
Bravo da Rosa lembrou que, em Janeiro deste ano (no primeiro leilão), foram transaccionadas apenas pedras singulares da mina do Cuango, mas que, no segundo, estão listadas para venda produções de lotes desta e da mina de Catoca e do Cuango, com mais de 130 mil quilates cada, incluindo algumas pedras especiais.
Dois lotes de pedras especiais são constituídos, um, por duas pedras especiais cujo peso é de cerca de 200 quilates, e o outro por sete pedras especiais que serão leiloadas em conjunto. Da mina da Sociedade Mineira de Cuango será leiloada uma pedra de cerca de 182 quilates.
O presidente do Conselho de Administração da Sodiam revelou que, até ao momento, estão registadas na plataforma da companhia 105 empresas de países como a Índia, Dubai, Bélgica e África do Sul.
Ao todo, 30 empresas manifestaram interesse em participar no segundo leilão de diamantes, em que deve ser transaccionado um total de 260 mil quilates.
De realçar que, no primeiro leilão, realizado com a participação de 31 empresas, resultou num encaixe de 16,7 milhões de dólares norte-americanos pela venda de sete pedras de diamantes brutos de grande quilate.

Especial