Desporto

Serra da Leba desafia músculos dos ciclistas

A terceira etapa, prova de estrada em linha, da II edição do Grande Prémio BAI em ciclismo é disputada, hoje, a partir das 9h00, num percurso de 140 quilómetros, com partida e chegada na cidade do Lubango, província da Huíla.

23/11/2019  Última atualização 16H20
ARÃO MARTINS | Edições Novembro | lubango © Fotografia por: Corredores da equipa tricolor dominaram a segunda etapa

A etapa é considerada, pela organização, como a mais difícil, porque os ciclistas escalam a Serra da Leba nos dois sentidos (ida e volta), com passagem pelas localidades do município da Humpata (Huíla) e das Mangueiras (província do Namibe), até chegar defronte ao cine Arco-Íris, local da partida, na cidade do Lubango.
Ontem, os ciclistas do Petro/BAI/Sicasal voltaram a dominar, ocupando os quatro primeiros lugares. Gabriel Cole, ciclista tricolor, sagrou-se vencedor da segunda etapa de 120 quilómetros, com partida na cidade do Lubango, passando pela sede municipal da Chibia, ao percorrer a distância em 2h4m33s. Nas posições imediatas ficaram Dário António e Adilson Zacarias. Hélder Silva sagrou-se vencedor das metas volantes, ao passo que Gabriel Pole venceu o prémio de montanha.
Amanhã disputa-se a quarta e derradeira etapa, num percurso de 50 km em circuito fechado, nas artérias da cidade do Lubango.
Dário António, que lidera a prova, referiu que a província da Huíla tem boas estradas e bom clima para estágios. “ É a primeira vez, só ouvia falar, é um bom sítio para a equipa estagiar. Já falei com o treinador. Daqui vamos parar e depois fazer a preparação para correr no Rwanda. Já que o percurso naquele país tem muitas subidas e montanhas, o trabalho no Lubango pode ajudar-nos muito”, disse.