Sociedade

Ministério promove campanha ambiental "Plástico zero"

O Ministério do Ambiente promove em todo país a primeira campanha Nacional de consciencialização e educação ambiental, denominada "Plástico Zero", com o lema "Estou com o ambiente para uma Angola consciente".

26/11/2019  Última atualização 14H35
Contreiras Pipa|Edições Novembro © Fotografia por: Director nacional do Ambiente, Nascimento Soares

A campanha, lançada domingo, visa chamar atenção da população para mudança de comportamento, no que diz respeito ao consumo excessivo do uso de plástico e adopção de atitudes positivas, utilizando alternativas viáveis e sustentáveis, visando a minimização do impacto deste tipo de lixo para o ambiente e saúde das pessoas.

Em declarações hoje (terça-feira) à Angop, o director nacional do Ambiente, Nascimento Soares, informou que pretende-se com a campanha desenvolver actividades que visam educar os cidadãos, na tomada de atitudes responsáveis em prol do ambiente.

A acção visa igualmente a redução do consumo de plástico e a promoção da separação dos resíduos, de maneira a facilitar uma recolha selectiva para fins de valorização, reciclagem e reutilização. É pretensão do ministério que a campanha seja contínua para que as administrações possam realizar aos sábados, nas suas circunscrições actividades do género, com vista a desencorajar a utilização massiva de plásticos e promover o uso de sacos de pano e outros biodegradáveis. Em relação aos centros comerciais, a sua acção consistirá numa parceria estratégica para implementação da campanha “Plástico Zero”, considerando que estas proporcionam aos seus clientes grandes quantidades de plásticos.