Economia

Sodiam é a segunda estatal mais lucrativa

O Conselho de Administração da Sociedade de Comercialização de Diamantes (Sodiam) manifestou satisfação por ter sido considerada pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) como a segunda empresa mais lucrativa do país, a seguir à Sonangol.

29/11/2019  Última atualização 12H32
DR

O IGAPE apresentou, na segunda metade deste mês de Novembro, as contas do sector empresarial público relativas a 2018, referindo factos da gestão das empresas estatais que, no caso Sodiam, foram recebidos com satisfação pelos gestores que, em comunicado enviado ontem ao Jornal de Angola, consideraram o ano passado como relevante para o sector diamantífero e a nova política de comercialização.
O números do relatório e contas afirmam que a Sodiam encerrou o exercício de 2018 com um lucro líquido de cerca de 38 milhões de dólares, com o que pagou 22 milhões de dólares ao Estado, relativos ao Imposto Industrial.
Naquele ano, o volume global de diamantes comercializados totalizou 8,4 milhões de quilates, 96,3 por cento dos quais eram de origem industrial e 3,7 do mercado artesanal.
O ano de 2018 foi também marcado pelo aumento do preço médio dos diamantes brutos de Angola em cerca de 24 por cento face ao ano de 2017, sendo que a taxa máxima de crescimento do preço médio para alguns projectos atingiu aproximadamente os 100 por cento.
O Conselho de Administração declarou esperar que a empresa tenha, em 2019, resultados igualmente positivos.

Especial