Política

Milhares de habitantes são assistidos nos Gambos

Mais de sete mil habitantes da povoação da Taka, município dos Gambos, 150 quilómetros a Sul do Lubango, estão já a consumir água potável, com a construção e apetrecho de dois sistemas de captação e distribuição.

30/11/2019  Última atualização 07H29
Estanislau Costa | Edições Novembro © Fotografia por: Governador apelou a população a conservar os equipamentos

Os sistemas, acoplados a bebedouros para dezenas de cabeças de gado bovino e caprino, fazem parte do leque de projectos do Executivo para minimizar os efeitos da seca prolongada que afectou 206 mil populares de nove municípios da província da Huíla.

Gambos, com mais de 72 mil habitantes, possui a maior cifra de afectados, razão para motivar as autoridades a prestar, com frequência, apoio alimentar às famílias, assim como a criação de condições para preservar o gado bovino e caprino, principais riquezas da região.
O soba da Taka, Manuel Tchilulo, comovido com a assistência alimentar, médica e medicamentosa, enalteceu a construção do estabelecimento que vai assegurar a sanidade animal e conter as doenças que têm assolado os animais. “Com a abertura de novos sistemas de captação e requalificação dos antigos, já não percorremos longas distâncias à procura de água para as famílias e animais", disse a autoridade tradicional. Comovido com a nova estrutura para a sanidade animal, Manuel Tchilulo defendeu a criação de condições para a aplicação da técnica de resiliência agrícola em diversas áreas produtivas dos Gambos. “Não queremos depender só da assistência do Governo. Como agricultores e criadores de gado, queremos trabalhar a terra”, sublinhou.
O governador da Huíla, Luís Nunes, que procedeu a entrega de 20 motas cisternas das 77 previstas, garantiu que estão em curso acções para aliviar as dificuldades das famílias assoladas pela seca em nove municípios da província”.
Luís Manuel Nunes exortou as famílias afectadas que estão a beneficiar de infra-estruturas diversas, com destaque para sistemas de abastecimento de água, a preservarem os imóveis.
A directora da Agricultura, Mariana Soma, informou que prossegue a distribuição de mais de 735 toneladas de alimentos diversos e 312 motorizadas cisternas aos nove municípios afectados pela calamidade, com realce para os Gambos, Chibia, Humpata, Quilengues e outros.

Acções de emergência
O Jornal de Angola apurou que o plano de emergência no município dos Gambos prevê a construção e reabilitação de 34 sistemas de captação e abastecimento de água potável, sendo que 16 são novos, projectados para as zonas que merecem atenção cuidada.

Especial