Desporto

Portugal, França e Alemanha estão no grupo da morte

Portugal, Alemanha, França e uma selecção ainda por definir integram o Grupo F, considerado da morte na disputa do Campeonato Europeu de Futebol, Euro´2020, a decorrer de 12 de Junho a 12 de Julho, na Roménia, em 12 cidades diferentes.

01/12/2019  Última atualização 12H28
DR © Fotografia por: Craque Cristiano Ronaldo

O grupo ficará completo no final de Março, altura em que é conhecido o vencedor do play-off A onde estão Islândia, Bulgária, Hungria e Roménia.
A partida entre Portugal e França será a reedição da final do Euro-2016, que a equipa lusa venceu por 1-0, com golo de Éder, após prolongamento. Apesar desse triunfo que resultou na maior conquista do futebol português, o balanço continua a ser desfavorável para os tugas: 18 derrotas e um empate em 24 jogos com os gauleses.
A selecção de Didier Deschamps, campeã do Mundo em 2018, terminou a qualificação no primeiro lugar do Grupo H, com oito vitórias, um empate e uma derrota. Nos dez jogos realizados, marcou 25 golos e sofreu apenas seis.
Portugal também tem estatísticas desfavoráveis diante da Alemanha. Nos 16 jogos disputados, Portugal só venceu três e empatou cinco. O último duelo com a mannschaft resultou em derrota pesada (0-4), na fase de grupos do Mundial de 2014.
Na caminhada para o Euro-2020, a formação orientada por Joachim Low venceu sete dos oito jogos disputados e perdeu apenas um. Terminou a qualificação no primeiro lugar do Grupo C com 30 golos marcados e sete sofridos.
Eis a composição: Grupo A - Turquia, Suíça, Itália, País de Gales. Grupo B - Rússia, Bélgica, Dinamarca, Finlândia. Grupo C - Ucrânia, Holanda, Áustria, vencedor do play-off D (Geórgia, Macedónia do Norte, Kosovo, Bielorrússia). Grupo D - Croácia, Inglaterra, República Checa, vencedor do play-off C (Escócia, Noruega, Sérvia, Israel). Grupo E - Espanha, Polónia, Suécia, vencedor do play-off B (Bósnia e Herzegovina, Eslováquia, República da Irlanda, Irlanda do Norte).Grupo F - França, Alemanha, Portugal, vencedor do play-off A (Islândia, Bulgária, Hungria ou Roménia).

Especial