Economia

Livro Branco incentiva transformação digital

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, disse, ontem, em Luanda, que o Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação configura, para o sector, novos desafios que vão garantir a co-liderança de Angola, a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e impulsionar a transformação digital da sociedade.

14/12/2019  Última atualização 09H29
DR

José Carvalho da Rocha falava no acto de abertura do Fórum Telecom, que abordou “O futuro das telecomunicações, privatizações e redes móveis”, promovido pelo jornal “Expansão”.
“O que espelhamos no Livro Branco é a nossa visão sobre o sector que impacta na vida dos cidadãos e no desenvolvimento social e económico de Angola”, disse.
O ministro afirmou que nos próximos tempos, o desafio será interligar Angola à rede africana. “Queremos fortalecer as nossas capacidades e levar serviços de telecomunicações e tecnologias de informação a países como a Zâmbia, Ghana e Marrocos”, indicou.
José Carvalho da Rocha informou que entraram em vigor novos regulamentos, como o Plano de Frequências, instrumentos que vão permitir que outros operadores possam surgir no mercado.
O presidente da comissão executiva da Angola Cables, António Nunes, informou que a multinacional concluiu este ano investimentos de que espera obter rentabilidade para os accionistas. “No ano passado concluímos um investimento de 300 milhões de dólares. Temos vindo a crescer a nível do mercado internacional, mas tivemos uma retracção em Angola em função da crise”, disse.
António Nunes defendeu a necessidade de potenciar o sector privado, sublinhando que as telecomunicações exigem investimentos contínuos.

Especial