Regiões

Mais de 40 mil pessoas vítimas da seca são assistidas pelo Governo

Mais de 43 mil pessoas vítimas da seca, residentes na Chibia, Huíla, um dos municípios mais afectadas por esta calamidade natural, foram assistidas este ano com produtos alimentares diversos e meios industriais, revelou, o administrador da região.

25/12/2019  Última atualização 09H22
DR

Sérgio da Cunha Velho, que falava na cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, na Chibia, disse que o município recebeu da Comissão Técnica Provincial de Apoio à Seca, 99 toneladas de produtos diversos, que foram distribuídas a 68 localidades, cujos beneficiários foram 16 mil famílias.
O município, segundo Sérgio da Cunha Velho, recebeu ainda da aludida comissão, 35 moto-cisternas com capacidade de transportação de 1000 litros cada, para facilitar no processo de distribuição de água potável às comunidades afectadas pela seca.
Campanha agrícola
Segundo Sérgio da Cunha Velho, o município da Chibia prevê, na presente campanha agrícola, colher cerca de 42.500 toneladas de cereais em 85 mil hectares de terra cultivadas. Para o efeito, os camponeses locais foram apoiados com 118 toneladas de adubo composto, 16 toneladas de semente de milho, 400 charruas de tracção animal e 10 tractores.

Barragem das Gangelas

O administrador municipal disse que a Barragem das Gangelas, um monstro adormecido que suporta o perímetro irrigado com o mesmo nome, vai ser reactivada brevemente, pois já existem garantias do Governo central.
No domínio da Pecuária, Sérgio da Cunha velho disse que a nota de realce foi a vacinação do gado, que abrangeu 62. 900 cabeças, realizada recentemente, depois de três anos sem haver alguma campanha de imunização neste sector.

Especial