Economia

Malanje aplica mais de três mil milhões em estradas

A província de Malanje conta, nos próximos meses, com um tráfego mais fluido, depois do investimento de 3.515 milhões kwanzas na reabilitação de estradas secundárias e terciárias em 13 dos 14 municípios, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP).

27/12/2019  Última atualização 23H59
Eduardo Cunha | Edições Novembro | malanje

Citado pela Angop, o delegado provincial das Finanças, Carlos Frederico, informou que o valor a ser aplicado está incluído na dotação financeira da província prevista no Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício financeiro de 2020, que preconiza a atribuição de 35 por cento para o sector social.
Em conferência de imprensa, Carlos Frederico revelou que o montante corresponde a 0,54 por cento do OGE de Malanje e destina-se a terraplanagem de 1.762 quilómetros de estrada em 13 municípios, com excepção de Cacuso, e asfaltagem de outros 50 quilómetros na cidade de Malanje, bem como a construção e reabilitação de várias pontes.
“Para além da asfaltagem (reciclagem) dos 50 quilómetros de estrada na capital da província, avaliada em 178,255 milhões de kwanzas, a cidade de Malanje beneficiará, igualmente, de terraplanagem de 120 quilómetros de vias secundárias e terciárias estimada em 141,5 milhões de kwanzas do orçamento global da província”, disse.
O delegado provincial das Finanças lembrou que a dotação orçamental de Malanje para o próximo ano é de 93.060 milhões de kwanzas, voltados para projectos, despesas correntes e outros pressupostos, algo já anunciado numa reunião do Conselho Provincial de Concertação e Auscultação Social realizada na semana passada.
Deste valor, prosseguiu, 59.243 milhões de kwanzas representam a dotação orçamental para a execução de acções inseridas no PIP e no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), programa de combate à pobreza e outras a serem geridas pelas autoridades da província, tendentes à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e de desenvolvimento das comunidades.
Além disso, 33.817 milhões de kwanzas serão aplicados em projectos de âmbito e execução central, com destaque para investimentos no Projecto Hidroeléctrico de Laúca, construção de um edifício sede da 2ª Região Tributária de Malanje (que abarca as províncias do Cuanza-Norte e Uíge), construção da Centralidade da Carreira de Tiro, Gabinete de Gestão do Pólo de Desenvolvimento Turístico de Calandula e outros.
O responsável precisou que o OGE de 2020 aumentou em 20 por cento em relação ao de 2019 e prevê, ainda, a construção e apetrechamento de uma Esquadra Integrada da Polícia Nacional, da nova Unidade da Polícia Fiscal, Escola Rural de Capacitação e Ofícios, Centro de Investigação e Desenvolvimento de Caprinos e Ovinos, Memorial dos Soberanos do Reino do Ndongo, Casa de Apoio a Crianças Sem Cuidados Parentais, assim como outras despesas, incluindo formação de quadros e salários.