Política

Portugal nomeia novo embaixador

Portugal vai mudar o seu representante diplomático em Angola, com a chegada de Pedro Maria Santos Pessoa e Costa e a partida de José João Gomes Caetano da Silva, indica o Diário da República Portuguesa de 30 de Dezembro último.

06/01/2020  Última atualização 09H54
DR

José João Gomes Caetano da Silva iniciou as funções de embaixador em Angola no início de 2016, tendo assistido à transição de poderes entre José Eduardo dos Santos e João Lourenço, na sequência das eleições de Agosto de 2017.
Foi durante o seu consulado que Portugal e Angola passaram de uma relação de fricções para uma relação amigável, uma vez resolvido o “irritante” caso do julgamento do ex-Vice-Presidente da República, Manuel Vicente – e que abriu caminho à visita de António Costa a Angola, em Agosto de 2018, logo seguida da deslocação de João Lourenço a Portugal. A nomeação de Pedro Maria Santos Pessoa e Costa surge numa altura que decorrem investigações contra a empresária Isabel dos Santos, cujos bens e contas bancárias particulares foram arrestadas pelo Tribunal Provincial de Luanda. Os contornos do caso são maiores se se tiver em atenção o cruzamento de interesses da empresária angolana com empresas portuguesas.
O novo embaixador esteve nos últimos anos colocado no Panamá. Antes, foi administrador da AICEP, o organismo público encarregado de dinamizar o investimento estrangeiro em Portugal e as exportações.
Assim, será certamente sensível às quebras comerciais que se têm verificado junto de Angola, com as exportações de bens portugueses a caírem há 24 meses consecutivos. Nos primeiros dez meses de 2019, o valor das exportações estava nos 1041 milhões de euros, menos 31 por cento face a idêntico período de 2018.