Economia

Ministro incentiva produção nacional

O ministro da Agricultura e Florestas, António Assis, defendeu, ontem, a aposta na produção nacional, através de iniciativas agro-industriais, para reduzir as importações.

07/01/2020  Última atualização 10H50
DR

O governante, que falava no final de uma jornada de campo à fábrica de plásticos SIGA e à Fazenda Pérola do Kikuxi, afirmou que a produção de saco azul para a cobertura dos cachos de banana, poderá acabar com a importação deste utensílio.
O ministro reconheceu que o país produz poucos ovos e apelou aos investidores a apostarem mais neste segmento. A Fazenda Pérolas do Kikuxi produz, diariamente, 650 mil ovos.
A administradora da fazenda, Elisabeth Santos, sublinhou que os custos de produção são elevados devido à importação de matéria-prima, que representa 60 por cento do valor de produção.
Afirmou que este ano o complexo vai apostar na produção de milho e de soja para baixar os custos de produção de ovo e frangos.
A fazenda necessita, anualmente, 36 mil toneladas de milho e 14.400 toneladas de ração. Sem a produção de cereais, referiu, é impossível manter a qualidade.

Especial