Regiões

Instituto Médio Agrário do Cuanza-Norte tem pouca adesão por falta de transporte

O Instituto Médio Agrário (IMA) do Cuanza-Norte tem disponíveis, para o ano lectivo que se avizinha, mais de 500 vagas para os alunos que pretendam frequentar os cursos de Recurso Florestal, Agronomia e Produção Animal, informou ontem o director pedagógico da instituição, Independente Vicente.

10/01/2020  Última atualização 08H57
Nicolau Vasco | Edições Novembro © Fotografia por: Entre os cursos ministrados destaque para o de Produção Animal que ajuda a seleccionar o tipo de ração a ser usada

O número elevado de vagas na instituição agrária deve-se a escassez de transporte na província do Cuanza-Norte. O instituto está situado a 11 quilómetros da cidade de Ndalatando, onde reside a maior parte dos estudantes.
Os poucos táxis que existem na província, segundo Independente Vicente, servem, essencialmente, o pessoal do campo, que sai de casa nas primeiras horas da manhã e só volta no final da tarde, pelo que os estudantes do instituto não têm alternativas senão esperar pelo horário que os camponeses saem e voltam a casa.
Esta situação, na óptica do responsável, desmotiva sobremaneira os estudantes e consequentemente leva muitos deles a desistirem. Paralelamente a este constrangimento, a escassez de empresas agrícolas na província e a pouca importância que as autoridades dão aos cursos ministrados no instituto figuram entre as razões que levam muita agente a não matricular-se na instituição . “O estudante após terminar o curso médio no Instituto Agrário não consegue emprego nos ramos da agronomia, sendo obrigado a procurar trabalho num outro sector.
O responsável esclareceu que neste ano estão reservadas 350 vagas para os alunos que vão para o internato e 150 para os externos, revelando que a docência é assegurada por 43 professores, 18 dos quais de nacionalidade cubana.
A infra-estrutura do IMA, acrescentou, comporta 17 salas de aula, um anfiteatro, oficinas de mecanização agrícola, quadras desportivas, internatos e uma área residencial para professores.

Novas técnicas
Cerca de 500 alunos do curso de Produção Animal estão a desenvolver técnicas para a criação e produção de galinhas e ovos a baixo custo, à luz do projecto de produção avícola da província. Trata-se de uma iniciativa que visa incentivar a criação de aves e a produção de ovos em pequena escala a nível das famílias e fazendas agropecuárias locais , cujo projecto foi lançado no ano passado em colaboração com alguns fazendeiros da circunscrição. A nave de criação de aves do Instituto Médio Agrário tem 150 galinhas e serve também para estudos para o desenvolvimento de aptidões ligadas à selecção do tipo de ração, comportamento de cada espécie e capacidade diária de produção de ovos.