Economia

Mais de 56 mil disputam 560 lotes no Kilamba

Silva Cacuti

Jornalista

O presidente do Conselho de Administração da Empresa Gestora de Terrenos Infra-Estruturados (EGTI), Pedro Cristóvão, revelou ontem, em Luanda, que a companhia recebeu mais de 56 mil candidaturas durante a primeira fase das inscrições, para 560 lotes na centralidade do Kilamba, realizada durante um mês, entre 10 de Dezembro e 10 de Janeiro últimos.

18/01/2020  Última atualização 20H24
Dombele Bernardo | Edições Novembro

Quarenta e sete mil inscrições foram recebidas via “online” e mais de oito mil processos foram entregues de forma presencial, afirmou Pedro Cristóvão, apontando a recepção de 92 inscrições de Portugal e 40 dos Estados Unidos, assim como outras, provenientes da Argélia e Moçambique, pelo que de-corre uma triagem para conferir se os remetentes são cidadãos nacionais.

O segmento habitacional registou a maior cifra de inscrições, na ordem dos 75 por cento, apesar da oferta também prever lotes para a edificação de infra-estruturas de saúde, ensino e lazer.

Sorteio e custos
O presidente do Conselho de Administração da EGTI afirmou que, para tornar o processo transparente, a empresa vai agrupar todos os inscritos para, depois, seleccionar as inscrições consideradas válidas e inválidas. A seguir realiza, um sorteio para apurar vencedores.
Entre as inscrições passíveis de serem consideradas inválidas contam-se as de candidatos e respectivas parceiras com moradias nas diferentes centralidades e outros projectos habitacionais existentes no país. Para os candidatos que usaram o mesmo endereço electrónico, será validada apenas a primeira inscrição.
O administrador para área Técnica da EGTI, Kilson Gouveia, lembrou que os preços para aquisição dos lotes variam de 75,15 dólares por metro quadrado ao câmbio do dia, até 150, 31 dólares.
Entre os factores, que vão influenciar os preços dos lotes consta a localização, área bruta de construção, número de pisos bem como a utilidade do espaço.
A título de exemplo, o responsável explicou que um lote de 15 por 25 metros quadrados, por exemplo, vai custar aproximadamente treze mil dólares ao câmbio do dia.

Forma de pagamento
Kilson Gouveia explicou que os lotes podem ser pagos em várias prestações num pe-ríodo de até cinco anos. No entanto, a primeira prestação deverá ser igual ou superior a 20 por cento do valor total do lote.
Já o administrador para área Financeira, Quilaco Pedro, assegurou, que a em-presa prevê entregar os primeiros lotes a partir de Outubro deste ano. Depois da capital do país Luanda, seguem-se as províncias de Benguela e Huíla e depois o resto do país.
Aproveitou a ocasião para explicar que um terreno é considerado infra-estruturado, quando está localizado numa zona asfaltada, com pontos definidos para ligação da energia, redes de água, saneamento básico e passeios concluídos. O responsável alertou que a titularidade dos lotes será intransmissível, não podendo ser revendidos.

Especial