Economia

Angosat 2 beneficia os países da região

Angola vai fornecer serviços tecnológicos via satélite aos países da Região Austral de África, através do Angosat 2, que já está a 50 por cento da sua execução, soube o Jornal de Angola de fonte ligada ao Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

19/01/2020  Última atualização 06H00
Kindala Manuel | Edições Novembro

No final da visita de uma delegação de especialistas em Tecnologia de Informação e Comunicação da SADC realizada, quinta-feira, ao Centro de Controlo e Emissão de Satélite, em Luanda, o secretário de Estado para as Telecomunicações, Mário Oliveira, destacou o papel de Angola na expansão dos benefícios tecnológicos aos países da SADC.
O secretário de Estado para as Telecomunicações prometeu que o pelouro vai continuar a trabalhar no sentido de transformar o Programa Espacial Nacional num projecto útil também para os países da região, com benefícios para os sectores da Saúde, Educação e Agricultura, cobrindo grandes extensões territoriais e a dispersão populacional.
Localizado na comuna da Funda, o Centro de Controlo e Emissão de Satélite está composto por 45 técnicos e tem capacidade para monitorizar três satélites em simultâneo, explicou Ivânia Pereira, técnica do Ministério das Telecomunicações e das Tecnologias de Informação.
A visita ao Centro da Funda acontece no âmbito da realização de um Seminário de Capacitação em Aplicação de Satélites da União Internacional das Telecomunicações (UIT) e sobre estruturas para partilha do Sistema de Satélites da SADC, que terminou sexta-feira, depois de cinco dias de trabalhos.
O seminário, promovido pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, visava potenciar os países da região da SADC com ferramentas de comunicação via satélite.
Mais de 40 especialistas e delegados das Ilhas Maurícias, Zimbabwe, Namíbia, Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Ilhas Seychelles, Malawi, Botswana e República do Congo participam no encontro.