Economia

Embaixadora da Austrália vai a Saurimo e Cabinda

A embaixadora não residente da Austrália em Angola, Gita Kamath, anunciou visitas à Sociedade Mineira de Catoca, em Saurimo, e à instalações petrolíferas de Cabinda, num encontro realizado segunda-feira, em Pretória (onde está baseada), com a sua homóloga angolana, Filomena Delgado.

29/01/2020  Última atualização 11H29
Cedida © Fotografia por: Gita Kamath (sentada) representa a Austrália em Luanda e Pretória

Com o encontro de Pretória, a vinda a Angola visa recolher informações sobre os domínios estabelecidos pelo Governo angolano como prioritários, para a absorção de investimento estrangeiro, declarou Gita Kamath à em-baixadora de Angola.
A Austrália coopera com Angola nas áreas da exploração petrolífera e de diamantes, onde prevê incrementar investimentos através das empresas que operam em Angola.
Em Fevereiro de 2016, a empresa australiana Lucapa Diamond Company encontrou, na mina de Lulo (Lunda Norte), o 27º maior diamante do mundo, originalmente com 404,2 quilates e sete centímetros de comprimento, o qual foi vendido por 16 milhões de dólares.
Lulo, é uma das mais importantes minas de diamantes do mundo, constituída por uma sociedade entre a Endiama (32 por cento), a Rosas e Pétalas (28 por cento) e a Lucapa Diamond Company (40 por cento), que é operadora da mina.
Em Setembro, depois de liderar uma missão angolana que participou na Cimeira “África Down Under”, um fórum institucional entre a Austrália e a África, o secretário de Estado para a Geologia e Minas, Jânio Correia Victor, manifestou-se favorável à adopção, por Angola, da experiência e de capitais daquele país no sector da mineração.