Economia

Sul-africanos anunciam investimento no Bicuar

Um grupo de empresários sul-africanos e norte-americanos ligados ao sector do turismo anunciou ontem que pretende investir no Parque Nacional do Bicuar, na Huíla, em encontros realizados naquela localidade com representantes institucionais e empresariais.

06/02/2020  Última atualização 08H16
Contreiras Pipa| Edições Novembro © Fotografia por: Traçado de roteiros no Parque do Bicuar figura entre os investimentos

Em declarações prestadas ontem à Angop, o administrador do Parque Nacional do Bicuar, José Maria Candungo, disse que há investidores que manifestaram grande interesse em investir no Parque Nacional do Bicuar.
Destacou ser necessário realizar, no local, um trabalho de restauração, definição de um roteiro turístico interno, melhoramento das picadas e vias de acesso no interior, para transformar o parque num negócio rentável. Defendeu a necessidade de repovoar algumas espécies extintas no parque como a zebra, búfalo negro, cahumba e impalas.
O Parque Nacional do Bicuar situa-se a 165 quilómetros da cidade de Lubango, numa área de 7.900 quilómetros quadrados, tendo como limites os municípios de Quipungo, Matala, Chibia e Gambos.
O parque foi estabelecido como reserva de caça em 1938 e elevado a Parque Nacional em Dezembro de 1964.
Habitam no Parque Nacional do Bicuar animais como elefantes, chita, leopardo-caçador, palanca vermelha, hiena, mabecos, onça, javalis e outros.