Política

Ministra apresenta estratégia de urbanização e habitação

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, procedeu, ontem, em Addis Abeba (Etiópia), à apresentação do programa e da estratégia nacional de urbanização e habitação em execução no país.

08/02/2020  Última atualização 11H08
Kindala Manuel| Edições Novembro


A governante, na qualidade de oradora principal da conferência sobre “As realidades urbanas africanas: melhores cidades para um continente com mais integração e paz”, uma inicia-tiva da Nova Parceria para o Desenvolvimento dos Estados Africanos (NEPAD), afirmou que o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2028/2022 contém a estratégia de desenvolvimento urbano, social, económico e territorial.
Indicou que a estratégia de desenvolvimento urbano ocupa um lugar prioritário na agenda do Executivo, tendo em conta a melhoria da qualidade de vida das populações.
De acordo com Carolina Cerqueira, que deu como exemplo o facto de estar em execução nas principais cidades angolanas a construção de aglomerados urbanos habitacionais (centralidades), o país tem registado um aumento de acções ligadas ao processo de urba-nização e a melhoria dos serviços sociais básicos ao dispor das comunidades.
Informou que a intenção é garantir a inclusão, integração, melhor mobilidade de pessoas e bens e a concentração de serviços de saúde, educação, saneamento básico, vias de acesso e melhores infra-estruturas habitacionais.
Carolina Cerqueira destacou o facto de a execução da estratégia contar com a participação de instituições públicas, do sector privado e da sociedade civil, como forma de garantir um desenvolvimento sustentável, a paz social e a resiliência face aos desastres naturais e ecológicos.
A governante deu a co-nhecer o programa de emergência que Angola desenvolveu para fazer face à seca que atingiu a região sul/su-doeste do país, com a edificação de projectos estruturantes nos domínios das águas (barragens e respectivos canais adutores).
A ministra, que se en-contra na Etiópia a convite da União Africana (UA), manifestou o engajamento do Governo na melhoria das condições sociais básicas. A governante angolana fez também referência ao aumento da população urbana em África, que, em seu entender, requer dos decisores políticas realistas que possam responder ao ritmo rápido das dinâmicas da urbanização. Apontou que a nível africano, existem 222 grandes cidades com mais de 300 mil habitantes e 724 aglomerados com mais de um milhão de habitantes. Em Angola, apontou, a cidade de Lu-anda (capital do país) é a que mais tem crescido, contando actualmente com mais de 10 milhões de habitantes.
Ainda ontem, Carolina Cerqueira participou no de-bate sobre “Economia azul: o seu papel no desenvolvimento comunitário, na de-fesa do ambiente, prevenção contra desastres e utilização dos recursos”, numa promoção da representação marroquina.

Especial