Economia

Justiça portuguesa ordena o congelamento das contas da empresária Isabel dos Santos

A empresária Isabel dos Santos tem as contas em Portugal congeladas, por ordem das autoridades judiciais. A notícia é desde ontem avançada pelo jornal Expresso, confirmada pelo Dinheiro Vivo.

12/02/2020  Última atualização 10H19
DR © Fotografia por: Esta decisão da justiça portuguesa acontece numa altura em que a empresária angolana está a desfazer-se de participações em empresas portuguesas, como

“Confirma-se que o Ministério Público requereu o arresto de constas bancárias, no âmbito de pedido de cooperação judiciária internacional das autoridades angolanas”, esclarece fonte da Procuradoria-Geral da República ao Dinheiro Vivo.
Além das contas de Isabel dos Santos, estarão congeladas também as contas do marido, Sindika Dokolo, e de Paula Oliveira, sócia da empresária. Os bancos serão quatro: Eurobic, CGD, Millennium BCP e BPI. O Dinheiro Vivo contactou a empresária Isabel dos Santos, a Polícia Judiciária, o Banco de Portugal, o BCP e o Eurobic e todos escusaram-se a comentar.
A filha do ex-Presidente angolano está a ser investigada por suspeitas de gestão danosa e evasão fiscal, num caso relacionado com a petrolífera Sonangol, envolvendo 115 milhões de dólares.
No total, de acordo com a decisão de arresto de bens decretada pelo Tribunal Provincial de Luanda, em Dezembro, Isabel dos Santos é suspeita de ter lesado o estado angolano em mais de mil milhões de dólares em negócios que envolveram a Sonangol, a Sodiam e o processo de compra da Efacec.
No passado dia 19 de Ja-neiro, o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação divulgou informações suportadas em mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de Luanda Leaks, que incidem sobre os esquemas financeiros de Isabel dos Santos e de Sindika Dokolo, o seu marido, e que terão permitido retirar dinheiro do erário angolano para paraísos fiscais.
Esta decisão da Justiça portuguesa acontece numa altura em que a empresária angolana está a desfazer-se de participações em empresas portuguesas, como é o caso do Eurobic.

Especial