Economia

Lucros da Unicargas sobem 16,3 por cento

Os resultados de 2019 da Unicargas, uma transportadora de carga, operadora de terminais portuários e empresa de transitários de capitais públicos, cresceram 16,36 por cento, face ao ano anterior, com lucros situados em mil milhões de Kwanzas, anunciou hoje, o presidente do Conselho de Administração.

17/02/2020  Última atualização 21H30
DR © Fotografia por: Celso Rosa, PCA da Unicarga

Celso Rosas, que recentemente apresentou à imprensa dados do desempenho da companhia, declarou receitas totais de seis mil milhões de kwanzas em 2019, o que é atribuído ao frete de 224 camiões e à atracagem de 118 navios no Terminal Polivalente do Porto de Luanda, gerido pela Unicargas.
No ano passado, acrescentou, a carga transportada totalizou 832.602 toneladas, com 427.453 toneladas a corresponderem às operações efectuadas no Terminal Polivalente do Porto de Luanda e 405.149 toneladas ao frete rodoviário.
Segundo Celso Rosas, durante o ano, várias dificuldades foram já superadas, incluindo um aumento dos salários dos trabalhadores, apesar das dificuldades na cobertura de despesas com o pessoal devido às dívidas contraídas no passado pela empresa, o que, até Agosto de 2019, rondava os seis mil milhões de kwanzas.
No ano passado, adiantou, a Unicargas honrou os compromissos com o Porto de Luanda, ao pagar todas as facturas (renda fixa e variável) do ano, pela primeira vez na história da empresa.
O presidente da Unicargas anunciou, como desafio adicional, a implementação do Plano de Negócios e Financeiro (2019-2030), o qual vai incidir sobre a recuperação das infra-estruturas do Terminal Polivalente do Porto de Luanda, dando lugar à aquisição de equipamentos, bem como ao reforço e renovação da frota de camiões.
A empresa realiza um "amplo programa de formação de quadros para rentabilizar os serviços ainda neste exercício", de acordo com Celso Rosas, que entende que, “só mediante a superação, capacitação e actualização constante do pessoal, podemos mudar o paradigma e alcançar a excelência no segmento da transportação”.
Há 32 anos no mercado, a Unicargas possui 230 camiões, 117 dos quais operacionais, e conta com 733 funcionários, distribuídos pelas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda e Moxico.

Especial