Sociedade

Contemplados vão conferir dados na próxima semana

Silva Cacuti

Jornalista

Os 2.390 candidatos seleccionados no sorteio de casas na Centralidade do Zango 5, município de Viana, em Luanda, realizado ontem, vão receber a partir de sábado mensagens para comparecerem na sede da Imogestin, para conferir a veracidade dos dados nos próximos dias.

21/02/2020  Última atualização 09H30
Alberto Pedrol | Edições Novembro © Fotografia por: Sorteio de casas no Zango 5 foi presenciado pela ministra Ana Paula de Carvalho

A informação foi avançada, ontem, pela ministra do Ordenamento do Território e Habitação, Ana Paula de Carvalho, no final do sorteio que decorreu na sede do IGCA, com transmissão televisiva em directo.
Ana Paula de Carvalho explicou que os sorteados começam a receber as mensagens para o início das entrevistas e serão excluídos do processo aqueles que não reunirem as condições exigidas. No prazo de 90 dias, serão entregues as chaves àqueles que tiverem as condições exigidas.
A governante tranquilizou os 155.041 restantes deste processo, admitindo a realização de um segundo sorteio nos próximos dias, com eventuais exclusões, lembrando que ainda existem centralidades em Luanda e no interior, para mitigar a demanda.
Para esta fase inscreveram-se mais de 157 mil pessoas para as várias tipologias de habitação.
Já a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento Neto, disse que 70 por cento dos concorrentes, nesta primeira fase, são jovens com menos de 40 anos e boa parte destes terão o problema de habitação resolvido.
Software
O director do Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação do Ministério do Ordenamento do Território e Habitação, Mateus Garcia, explicou que o sistema informático usado no sorteio foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de peritos informáticos da instituição, da Universidade Católica de Angola e do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
Além das ministras do Ordenamento do Território e Habitação e da Juventude e Desportos, presenciaram ao sorteio, o secretário de Estado da Habitação, Joaquim Silvestre, a vice- governadora de Luanda, Elisabeth Rafael e Hermenegildo Gaspar, administrador do Fundo de Fomento Habitacional.

Especial