Política

Governo pretende tirar três milhões da pobreza extrema

Uma das prioridades do Executivo para o presente quinquénio é a retirada de cerca de três milhões de cidadãos que se encontram em condição de extrema pobreza, afirmou ontem, em Luanda, a ministra de Estado para a Área Social.

03/03/2020  Última atualização 08H08
Maria Augusta| Edições Novembro © Fotografia por: Carolina Cerqueira testemunhou encontro com todos os administradores municipais do país

Carolina Cerqueira, que falava durante um encontro com administradores municipais, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, precisou que o Governo pretende a redução do impacto da pobreza dos 36,6 por cento para 25 por cento. Admitiu, entretanto, que só será possível atingir essa meta, com disciplina, rigor, patriotismo, transparência, comprometimento e responsabilidade de todos, engajados nos ideais e visão política e estratégica do Executivo.

Para exemplificar a preocupação que o Governo tem dado sobre o assunto, Carolina Cerqueira citou o discurso do Presidente da República no acto da sua investidura. “O combate à pobreza é uma prioridade incontornável. Vamos, por isso, apostar na criação de emprego estável e na distribuição meritória dos recursos disponíveis, garantindo a adopção de políticas de inclusão económica e social, o que passa, necessariamente, pela protecção dos trabalhadores”, disse, na ocasião, João Lourenço.
A ministra de Estado apelou ao engajamento de todos nessa visão e “pacto social” para com Angola e os angolanos, defendendo e priorizando o interesse nacional e o bem comum.
Carolina Cerqueira sublinhou que o Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza tem como objectivo a implementação de acções destinadas aos grupos em situação de extrema pobreza, a promoção do desenvolvimento sustentável e integrado das comunidades.
A ministra de Estado disse ser importante aumentar a capacidade de mobilização de recursos humanos, aprumada à gestão financeira e técnica, para “corrigir o que está mal e melhorar o que está bem”, bem como ultrapassar alguns constrangimentos ligados à persistência das más práticas na utilização dos meios disponíveis.
Em alguns casos, acrescentou, será necessário mitigar a resistência cultural das comunidades tradicionais e minorias étnicas na aceitação de novas práticas mais inclusivas de acesso às novas tecnologias. Por isso, sublinhou, é importante incrementar o diálogo comunitário, a alfabetização e a informação sobre as vantagens da mudança de atitudes e de práticas, que podem melhorar a saúde, nutrição, segurança e protecção dessas comunidades, ajudando a evitar muitos dos riscos que directa e indirectamente prejudicam o avanço na implementação dos programas locais.
Para que se cumpra os desideratos pretendidos, a ministra de Estado para a Área Social disse ser imperioso reforçar a orientação técnica e metodológica na elaboração de projectos viáveis, sustentáveis e o respectivo plano de acção, com vista às necessidades e aos desafios locais, através de uma acção partilhada com os concelhos de concertação social a nível de cada um dos municípios.

Vice-governadores avaliam implementação do PIIM

Os vice-governadores das 18 províncias e administradores dos 164 municípios do país reúnem-se, hoje e amanhã, em Luanda, para avaliarem a implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
O encontro é promovido pelo Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, que pretende, com o mesmo, inteirar-se do ponto de situação de cada projecto inscrito em cada uma das 18 províncias e respectivos municípios.
Os participantes vão, também, avaliar os projectos, acções e actividades em fase de implementação nos órgãos da Administração Local do Estado, as medidas de monitorização, assistência técnico-metodológica, de execução dos planos, programas e acções que concorram para o alcance das metas preconizadas no Plano de Desenvolvimento Nacional.
O encontro, a ser orientado pelo ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico, Manuel Nunes Júnior, visa, igualmente, aperfeiçoar as medidas de planificação e acompanhamento diário da Administração Local. Durante a reunião, também devem ser analisadas matérias específicas dos Ministérios das Finanças, da Administração do Território e Reforma do Estado, Energia e Águas, Construção e Obras Públicas e da Economia e Planeamento.
O encontro contará, igualmente, com a participação dos directores dos Gabinetes de Estudo, Planeamento e Estatística dos Governos provinciais.

Especial