Economia

Clientes levantam mais de 1,1 bilião de kwanzas

O levantamento de dinheiro nos terminais de multicaixas, durante os primeiros seis meses deste ano, estimam-se em pouco mais de 1,1 bilião de kwanzas (1,8 mil milhões de dólares).

08/07/2020  Última atualização 07H55
Dombele Bernardo | Edições Novembro © Fotografia por: Usuários recorreram às caixas automáticas no mês de Junho em níveis comparados a Janeiro

Em termos de referência, nota-se que os valores levantados, em seis meses, superam os orçamentos de 870 e 816 mil milhões de kwanzas que o OGE/2020, documento agora revisto, havia disponibilizado para os sectores da Educação e da Saúde, em termos de despesa por função.

De acordo com o quadro sobre os movimentos mensais realizados no sistema electrónico da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), no semestre, registaram-se 73,9 milhões de operações de levantamentos de que resultou tal valor.

Os meses de Janeiro e Março com 13 e 13,6 milhões de operações e mais de 200 mil milhões de kwanzas cada em levantamento de dinheiro foram os mais expressivos. Já Fevereiro e Junho apresentam indicadores muito próximos com 12,5 e 12,6 milhões de operações de que resultou um recebimento das caixas estimados em pouco mais de 190 mil milhões de kwanzas em cada um dos meses.

Pelo que se pode ver da leitura dos dados disponibilizados pela EMIS, o mês de Abril com 10,3 milhões de operações e cerca de 150 mil milhões de kwanzas em dinheiro levantado foi o menos produtivo. Em Maio, mesmo já na vigência do Estado de Emergência, realizaram-se 11,9 milhões de operações e levantamentos de mais de 180 mil milhões de kwanzas.

No capítulo das compras, os usuários de serviços multicaixas, em seis meses, compraram 1,2 bilião de kwanzas em 92,2 milhões de transacções registadas.

O serviço Express continua a ser o mais requisitado com 45 por cento, contra os 31,3 por cento das caixas automáticas (vulgo multicaixas), se acordo com os dados ilustrativo do mês de Junho divulgados pela EMIS.

Quanto a evolução do acumulado anual do número e valor das operações, as caixas automáticas reservam a si, em 2020, 51,1 por cento, ainda assim abaixo dos 63,6 e 67,3 por cento dos indicadores de 2019 e 2018, respectivamente.

O subsistema Multicaixas (MCX) tem activo, segundo dados de Junho, 3.038 caixas automáticas (vulgo multicaixas) e 75.700 Terminais de Pagamento Automáticos (TPA). Em termos de cartões de débito, 4,7 milhões estão activos (com pelo menos um movimento) até final do mês de Junho deste ano.

No seu relatório de 2019, o Banco Nacional de Angola (BNA) fez constar que o subsistema Multicaixa (MCX) representou 98,06 por cento do total de operações registas no Sistema de Pagamento de Angola (SPA), cujo valor global foi de 51,30 biliões de kwanzas. O Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) ficou com 37,4 biliões e os MCX com o registo de 7,8 biliões de kwanzas.

é-Kwanza disponibiliza novas funcionalidades
O Banco Angolano de Investimentos (BAI) disponibilizou, no início deste mês, apresentou o novo é-Kwanza.

A plataforma disponibiliza aos clientes e não clientes do banco, através do telemóvel, facilidade para efectuar pagamentos, comprar recargas, além de transferir e receber dinheiro no circuito digital.

"É um serviço que permite ao cliente transformar o seu dinheiro físico em dinheiro digital no seu telemóvel”, argumenta o banco na comunicação ao mercado. Para adesão, faz-se o auto-registo por marcação no telemóvel *402#. De seguida, bastará seguir as instruções para o procedimento.

De acordo com o banco, a adesão está aberta a todos clientes bancarizados e não bancarizados e esta opção permitiu posicionar o é-Kwanza como a melhor solução de serviço mobile money (pagamentos e transferências móveis) em Angola, através da modernização do sistema e funcionalidades.

A estimativa feita pela empresa de consultoria McKinsey prevê que em 2025 o comércio electrónico represente 10 por cento do total de vendas a retalho em África. Parece pouco, mas feitas as contas está-se perante um mercado que poderá gerar lucros anuais de 75 mil milhões de dólares. O volume de negócios está na ordem dos USD 22 mil milhões e lucros de 2,3 mil milhões.

Especial