Desporto

Comissão Eleitoral Nacional confirma elegibilidade das listas

Melo Clemente|Kigali

Jornalista

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) vai fazer hoje, às 16h00, o pronunciamento, através de comunicado, sobre a elegibilidade das listas dos quatro concorrentes ao cadeirão máximo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), cujo pleito acontece a 22 de Novembro próximo, visando o ciclo olímpico 2020/24.

02/10/2020  Última atualização 08H00
Edições Novembro| Arquivo © Fotografia por: Disputa dos votos dos associados promete ser tão renhida quanto nas quadras de jogo

Concorrem para a presidência do órgão reitor da modalidade, Jean Jacques da Conceição, antigo internacional angolano e vice-presidente da FAB, no consulado de Gustavo da Conceição, Manuel Moreira, ex - dirigente do Progresso Sambizanga e do Interclube, José Moniz da Silva, antigo vice-presidente para o basquetebol do 1º de Agosto e Armando Dala “Dokas”, presidente demissionário da Associação Provincial de Basquetebol de Benguela (APBB), respectivamente.

Depois da entrega e abertura das listas, no dia 22 do pretérito mês de Setembro, a Comissão Eleitoral Nacional, presidida por Daniel Paulo, coadjuvado por Joana António (secretária) e Elizabeth Pedro (escrutinadora), vai “legitimar” as listas dos candidatos. A CEN recebeu no passado dia 22 de Setembro as candidaturas de José Moniz da Silva, designada por lista (A), Armando Dala “Dokas” (B) e Manuel Moreira (C).

Entretanto, devido à entrega tardia da lista liderada pelo antigo internacional angolano, Jean Jacques da Conceição, a Comissão Eleitoral Nacional não designou a referida candidatura, tendo assegurado que haveria de se pronunciar a 2 de Outubro (hoje), dia previsto para confirmar a sua elegibilidade dos concorrentes à direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).

Em declarações ao Jornal de Angola, Daniel Paulo, presidente da CEN, assegurou que o organismo que dirige vai colocar o preto no branco hoje, sexta-feira. “Realmente houve um atraso na entrega da lista liderada pelo senhor Jean Jacques da Conceição, e a Comissão Eleitoral Nacional prometeu pronunciar-se num espaço de quinze dias de acordo com a lei e, curiosamente, será amanhã (hoje) que faremos sair o comunicado sobre a elegibilidade das listas concorrentes”, garantiu.

Caso seja confirmada a elegibilidade das quatro listas concorrentes, primeira vez, na história do basquetebol angolano, o pleito no órgão reitor da modalidade no país contará com este número de candidatos. A edição de 2011, que consagrou Paulo Madeira na presidência da FAB, teve a participação de três concorrentes, nomeadamente Conceição Sampaio, António Henriques e o vencedor.

De acordo com o calendário eleitoral, a campanha arranca à meia noite de 22 do mês em curso e termina às 23h59 minutos do dia 20 de Novembro.
O acto eleitoral vai decorrer das 9h00 às 12h00 do dia 22 de Novembro. A publicação dos resultados será feita duas horas depois , na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.

José Moniz e “Dokas” oficializam candidaturas

osé Moniz da Silva e Armando Dala “Dokas” oficializam, hoje e amanhã, respectivamente, as andidaturas para o cadeirão máximo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). O antigo vice-presidente para o basquetebol do 1º de Agosto apresenta, hoje, no Complexo Paz Flor, a partir das 17h00, as principais linhas de força do programa de candidatura, de acordo com o calendário a que o Jornal de Angola teve acesso.

Já o presidente demissionário da Associação Provincial de Basquetebol de Benguela (APBB), Armando Dala “Dokas”, oficializa a candidatura, amanhã, a partir das 10h00, no auditório da Administração Municipal da cidade das Acácias Rubras (Benguela). Entretanto, na lista de José Moniz da Silva destacam-se as presenças de Sílvio Lemos e Luís Costa, ambos ex-internacionais angolanos.

Jean Jacques da Conceição e Manuel Moreira foram os primeiros aspirantes ao cadeirão máximo da FAB a oficializarem as respectivas candidaturas. Caso a Comissão Eleitoral Nacional valide hoje as quatro listas concorrentes, o pleito na FAB ficará marcado na história do basquetebol nacional, por contar pela primeira vez, com um quarteto de candidatos.