Sociedade

Estudantes condicionados a falta de pagamento de propinas

O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) está preocupado com o condicionamentos dos estudantes do ensino público-privado às aulas por falta de pagamento, correspondente a 60 por cento das propinas, no período de Calamidade Pública.

03/10/2020  Última atualização 11H39
DR


Em nota, o INADEC reprova tal atitude e considera violação aos direitos e interesses legítimos dos consumidores. Por isso, recomenda às instituições de ensino e de formação profissional a respeitarem os direitos dos consumidores e a ter em conta o princípio da legalidade.
“Não havendo razões de imposições por parte de algumas instituições público-privadas nas suas actuações, em detrimento da protecção dos direitos económicos dos consumidores, tal atitude configura, de certa forma, um enriquecimento sem causa”, realça o documento.
Neste sentido, o INADEC solicita a intervenção dos ministérios da Educação, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, das associações Nacional de Ensino Privado (ANEP) e das Instituições de Ensino Superior Privado de Angola (AIESPA) a acautelarem possíveis abusos de direitos por parte de alguns prestadores destes serviços.