Política

Comunidades exortadas a fiscalizar obras do PIIM

A primeira secretária do MPLA em Luanda, Joana Lina, recomendou, no sábado, aos militantes e aos membros das comunidades a fiscalizar as obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

05/10/2020  Última atualização 08H55
Edições Novembro © Fotografia por: Primeira secretária do MPLA

Dos 183 projectos em execução, nos sectores da Educação, Saúde, Energia e Águas, vias estruturantes e saneamento básico, 43 são da responsabilidade do Governo Provincial e 140 das administrações municipais, com um orçamento de 23 mil milhões de kwanzas.

Joana Lina, que falava no município de Belas, num encontro com militantes de estruturas de base, referiu que a iniciativa do Executivo está a permitir a recuperação e construção de várias infra-estruturas sociais e o fomento do emprego.

Segundo a Angop, a também governadora de Luanda solicitou, ainda, o envolvimento mais activo nas estratégias do Governo de combate à pandemia da Covid-19, mediante o cumprimento rigoroso e a divulgação das medidas de prevenção.

Morte do nacionalista Miguel Samuel Gaspar

O Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA lamentou, ontem, a morte do nacionalista Miguel Samuel Gaspar, ocorrido no dia 28 de Setembro, vítima de doença.

Numa mensagem de condolências, o MPLA recorda que o tenente-general na reforma foi detido pela PIDE-DGS e enviado para a cadeia de São Pedro da Barra e, posteriormente, deportado para o campo de concentração de São Nicolau, tendo obtido a liberdade condicional em 1966.

Nascido na localidade de Icolo e Bengo, província do Bengo, aos 28 de Setembro de 1928, Miguel Samuel Gaspar iniciou a actividade política em 1960, com acções clandestinas de luta contra o colonialismo português e participou, activamente, na preparação dos ataques às cadeias e objectivos estratégicos que sustentavam o regime colonial.

O nacionalista, que também foi pintor auto de 1ª classe, integrou o grupo que atacou a 7ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública de Angola. Após a Independência Nacional, Miguel Samuel Gaspar integrou a Organização de Defesa Popular (ODP), na época quarto ramo das extintas FAPLA, pelo seu desempenho ascendeu a várias patentes, até alcançar o grau militar de tenente-general.

“Neste momento de dor e luto, o Secretariado do BP, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, inclina-se perante a memória do camarada Miguel Samuel Gaspar e apresenta, à família enlutada, sentidas condolências".

Especial