Economia

Bancos trocam 385 mil milhões de kwanzas em uma semana

Os bancos comerciais realizaram, entre 21 e 25 do mês de Setembro, no mercado Interbancário, 108 operações de cedência e tomada de liquidez em moeda nacional no montante de 385 mil milhões de kwanzas.

05/10/2020  Última atualização 12H12
DR

De acordo com uma nota do Banco Nacional de Angola, ainda no mercado Interbancário, foram observadas operações em moeda estrangeira no valor de 500 milhões de dólares. Os dados indicam que as operações em moeda nacional foram realizadas a taxa de juro média de 12,55 por cento ao ano.

Os bancos comerciais recorreram, no período em referência, a Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez na maturidade Overnight (FCO), numa média diária de 19 mil milhões de kwanzas. Na semana anterior, o volume de operações de ce-dência de liquidez em moeda nacional junto do Banco Nacional de Angola (BNA) abrandou 34,5 por cento na semana que terminou a 18 de Setembro, quando caíram para uma média de 20,3 mil milhões de kwanzas, que se compara com a de 31 mil milhões.

De acordo com dados di-vulgados pelo BNA, naquele período, foram negociados cerca de 60.995 milhões de kwanzas na maturidade Overnight, ao longo de três dias. As transacções anteriores àquelas se situaram em 93.274 milhões de kwanzas. As transacções, realizadas por via de uma Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez, destinam-se a que operadores comerciais recorram ao BNA a fim de obterem crédito para financiarem as actividades.

Especial