Política

Delegação da CEEAC aborda experiência no domínio da acção social

Fula Martins

Jornalista

A delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Central, chefiada pelo angolano Gilberto Veríssimo, analisou, ontem, com a ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Faustina Alves, assuntos relacionados com a experiência de Angola no domínio da acção social.

06/10/2020  Última atualização 08H05
Edições Novembro| Arquivo © Fotografia por: Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), Faustina Alves

Em declarações à imprensa, no final do encontro, Faustina Alves disse que Angola tem participado nas acções da CEEAC em várias vertentes, desde económica, social e política.  A preocupação da nova liderança da CEEAC, disse, é estreitar os laços de amizade com Angola, "no sentido de podermos beber das experiências de outros países da comunidade, assim como eles de nós".

No âmbito da Família e Igualdade de Género, a ministra disse que estão a fortalecer as estruturas familiares e melhorar os seus comportamentos, reforçando as competências e práticas em matérias relacionadas com a saúde, protecção, nutrição, valores morais e cívicos e educar para a prevenção de risco. Nesse capítulo, sublinhou, estão em curso dois projectos, o de "Competências familiares" e do "Jango de valores", onde os grupos alvos são as famílias e jovens.

O presidente da Comissão da CEEAC, Gilberto Veríssimo, disse que acção da comunidade tem como destinatário final o género. Realçou que os problemas que Angola tem no campo da acção social são os mesmos que outros países da região enfrentam. Angola, sublinhou, tem uma certa experiência, que deve ser reconhecida, e precisa ser transmitida a outros países e aprender as experiências de outros.

“Para isso é preciso que Angola se junte à rede da acção social existente na região”, disse, acrescentando que alguns Estados-membros da CEEAC já estão envolvidos e Angola não.  “É isso que viemos pedir a Angola, na pessoa da ministra, no sentido de contribuir para que essa experiência valiosa possa ser replicada noutros países", sublinhou.

Questionado sobre a fraca participação de Angola nas acções da CEEAC, Gilberto Veríssimo esclareceu que o país faz parte da África Central mas que, por constrangimentos da história, foi levado a juntar-se à África Austral. A tendência, acrescentou, é que Angola se incline mais por uma ou outra região, em função, também, do estado de organização de cada região.

Gilberto Veríssimo referiu que a região devia fazer mais para levar Angola a participar nas acções da comunidade. “Viemos a Angola pedir essa participação”, disse.