Especial

UE oferece 25 milhões de euros para mitigar efeitos da Covid-19

A União Europeia desembolsou, segunda-feira, 25 milhões de euros de apoio orçamental para ajudar a Gâmbia a enfrentar a pandemia do coronavírus, soube a PANA de fonte oficial.

21/10/2020  Última atualização 16H50
Com este apoio orçamental, a UE está a ajudar a aliviar as necessidades orçamentais mais urgentes do Governo da Gâmbia no contexto da pandemia © Fotografia por: DR
Estes fundos, que fazem parte do pacote global do Team Europe, contribuem para a recuperação depois da pandemia e apoiam ao mesmo tempo a  transição para a democracia e os objectivos de desenvolvimento do país a médio prazo. De acordo com a comissária europeia para as parcerias internacionais, Jutta Urpilainen, com este apoio orçamental, a UE está a ajudar a aliviar as necessidades orçamentais mais urgentes do Governo da Gâmbia no contexto da pandemia.

Como parceiro-chave da Gâmbia, a UE incentiva o Governo a reforçar a democracia, os direitos humanos e o Estado de direito, e  tomar a iniciativa de estabelecer um consenso nacional necessário sobre a direcção futura da transição democrática, com uma nova constituição no seu coração.

A seu ver, a pandemia constitui uma crise sanitária global e económica sem precedentes, e com efeitos socioeconómicos adversos e duradouros. Este financiamento também apoia directamente os esforços a longo prazo para assegurar a sustentabilidade da dívida.
Além disso, a UE prestará assistência técnica e reforçará capacidades em áreas como a gestão financeira pública e o desenvolvimento de estatísticas, prometeu.