Política

Apresentado plano director de Malanje

O Plano Director de Saneamento para a cidade de Malanje foi apresentado, na segunda-feira, ao Governo da Província, durante uma reunião virtual orientada pelo secretário de Estado para as Águas, Lucrécio Costa.

21/10/2020  Última atualização 18H20
Edições Novembro © Fotografia por: Cidade vai melhorar sistema de drenagem das águas residuais


Segundo uma nota do Ministério da Energia e Águas, o documento enquadra-se na política do Governo, de prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas, que visam a criação de um modelo global de governança que inclui a protecção do ambiente e combate às alterações climáticas e à promoção da prosperidade e do bem-estar para todos até 2030.
O Plano Director inclui a operação dos sistemas, a necessidade de se criar e de manter em funcionamento o Serviço de Saneamento. Este processo, segundo a nota, é designado por "Citywide Inclusive Sanitation”, Saneamento Municipal Inclusivo, que prevê a inclusão das comunidades na solução da operação dos sistemas de saneamento.

O Plano é financiado pelo Banco Mundial e pela Agência Francesa de Desenvolvimento, estando prevista a disponibilização de verbas necessárias para melhorar o saneamento na cidade de Malanje.
Segundo a Angop, o plano, que prevê a reestruturação do sistema de drenagem das águas residuais e pluviais, será executado até 2035.
O secretário de Estado da Energia, António Belsa da Costa, citado pela Angop, reiterou a necessidade da melhoria dos sistemas de drenagem e de distribuição de água para a província, face às necessidades dos cidadãos.

Considerou oportuno o plano director e os projectos de água para a cidade de Malanje e os municípios de Cangandala e Calandula, numa altura em que a parceria do Estado angolano com empresas chinesas está a permitir a concretização de acções do género pelo país.
O governador de Malanje, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa”, destacou, igualmente, a construção do sistema de reforço da capacidade de distribuição de água à cidade de Malanje, a partir do rio Kuije, e para a sede municipal de Cangandala como outras acções que requerem atenção do Ministério da Energia e Águas.
De acordo com o director do Gabinete Provincial de Infra-estruturas e Serviços Técnicos, João Correia, o plano coincide com o projecto de infra-estruturas integradas da cidade de Malanje, que contempla o desassoreamento do rio Malanje, construção de sistemas de esgotos e outras acções, já em curso.