Política

Governador encoraja aposta na agricultura

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

O Governo da Lunda-Norte quer que a província crie bases para a produção de mais alimentos, saindo de uma agricultura feita com recurso a meios rudimentares para uma actividade mecanizada e sustentável, agora que o país conta com uma indústria de montagem de tractores e outros meios para sustentar a actividade do campo.

21/10/2020  Última atualização 12H32
kindala manuel |edições novembro © Fotografia por: Cooperativa da Lunda-Norte recebeu tractor montado no país

Ao intervir na cerimónia de apresentação simbólica da chave do tractor que a Cooperativa Agro-pecuária Ca-manbango beneficiou, como oferta da Presidência da República, na sequência da inauguração da primeira Fábrica de Tractores do país, o governador da Lunda-Norte, Ernes-to Muangala, apontou que, mais do que nunca, agora as acções prioritárias devem estar consubstanciadas no aumento dos níveis de produção e produtividade.
A Lunda-Norte, disse, não pode continuar a ser vista como uma província que depende única e exclusivamente da exploração diamantífera, a julgar pelas suas potencialidades agrícolas. Ernesto Muangala garantiu que já há boas iniciativas fora do sector mineiro, que têm como objectivo impulsionar a economia da província e reduzir o desemprego.

A entrada em funcionamento da Fábrica de Montagem de Tractores na Zona Económica Especial Luanda-Bengo (ZEE), em Luanda, está mesmo a ser encarada como ponto de partida para o Go-verno da Lunda-Norte, em parceria com a classe empresarial, estabelecer mecanismos para novas opções, tendentes a projectar acções que sirvam de base para a promoção de uma actividade agro-pecuária sustentável.
A mudança do paradigma do passado, onde a então Companhia de Diamantes de Angola (Diamang) detinha o monopólio da actividade agro-pecuária, relegando as populações à "ociosidade”, é a referência principal do Governo Provincial. Para o efeito, referiu Ernesto Muangala, as autoridades locais ligadas aos gabinetes da Agricultura, Pecuária e Pescas, Desenvolvimento Económico e Integrado têm estado a efectuar contacto junto de investidores nacionais e estrangeiros, para se instalarem na província e explorarem as potencialidades existentes.
Sem avançar números, o governador afirmou que os resultados da aposta na agricultura são visíveis, uma vez que a Lunda-Norte deixou de depender da República Democrática do Congo (RDC), de onde provinha quase 80 por cento dos produtos agrícolas que a população consumia, por via do comércio fronteiriço.

A título de exemplo, o governador referiu que, mesmo com o encerramento da fronteira com a RDC a partir da Lunda-Norte, no quadro das medidas de prevenção contra a expansão da pandemia do novo coronavírus, a província não registou quebra de produtos do campo no mercado local, pelo facto de os níveis de produção estarem à altura das necessidades.
Ernesto Muangala notou que, além de possuir terrenos férteis e virgens, a Lunda-Norte detém uma vasta diversidade de produtos do campo, com destaque para a mandioca, frutas e hortícolas. Muangala lançou, também, um repto à Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações, no sentido de captar investidores para a Lunda-Norte, por ser uma província com inúmeros recursos por se explorar, fora do sector dos diamantes.

Sobre a escolha da Cooperativa Agropecuária Camanbango a representar a província da Lunda-Norte, junto com outras três das províncias do Bengo, Huíla e Huambo, na inauguração da Fábrica de Montagem de Tractores, Ernesto Muangala considerou o gesto de "extre-ma importância para o estímulo à produção”.
Ernesto Muangala salientou que o facto de a Cooperativa Agropecuária Camanbango ter beneficiado de um tractor montado no país, é um bom indicador no desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
A responsável da Cooperativa, Maria Yotana Lázaro, que na sequência da sua presença em Luanda beneficiou de um tractor, agradeceu o gesto do Governo. Maria Yotana disse que, com o tractor que recebeu, a Cooperativa tem agora condições para evoluir da agricultura manual para a mecanizada.