Sociedade

Produtos de higiene lideram as compras dos consumidores

Ana Paulo

Jornalista

Num universo de mil amostras realizadas na província de Luanda, sobre a utilização de produtos de higiene de limpeza, mais de 80 por cento dos inquiridos garantiram que fazem o uso do produto e 12,2 por cento não.

26/10/2020  Última atualização 18H46
Eduardo Pedro | Edições Novembro
Os produtos de higiene estão divididos por produtos de limpeza e de roupa, e na amostra de 1000 inquiridos  cerca de  88,9 por cento dos entrevistados afirmaram que  utilizam produtos de higiene para roupa e 73, 8 por cento utilizam produtos no lar.

Em termos de notoriedade espontânea as marcas de produtos de higiene para casa utilizadas habitualmente são Ultra, com 34,2 por cento, seguida da Madar com 27,8 por cento e Fada com 25,9 por cento. As marcas menos utilizadas pelos cidadãos são a Viva, o Omo, Allegro, Lavax, Ariel, Lida, entre outras.
No caso de limpeza no lar Madar lidera no "top of mind" com 47,8 por cento, seguida da Só Klim com 11,0 por cento e da Fada igualmente com 11, por cento.

Uma das medidas a ter em conta após o indivíduo chegar a casa, é a retirada da roupa para ser lavada, o que faz com que os citadinos procurem cada vez mais não só os produtos de limpeza, mas também para a roupa, nomeadamente Omo, massagem para roupa, lixívia, entre outros. Nos produtos de higiene para a roupa a marca de produto  utilizada com maior frequência continua a ser a Madar, com 31,6 por cento, seguida da Só Klim, com 17,7 por cento, e da Ultra, 12,3 por cento.

Os dados foram obtidos nos períodos de Agosto a Outubro, pela empresa de pesquisa, estudo de mercado e monitorização de media Keyresearch, que analisa o estudo do posicionamento das marcas no mercado. A empresa remeteu para avaliação do público seis categorias , nomeadamente higiene pessoal, higiene no lar, bebidas alcoólicas, não alcoólicas, banca e seguros.

As tendências acima reportadas verificam-se no âmbito das medidas de biossegurança que os cidadãos têm levado a cabo desde o surgimento da Covid-19. Actualmente, com o aumento consecutivo de casos da pandemia, os luandenses têm reforçado, no dia-a-dia, as medidas de biossegurança, sendo os produtos mais consumidos os de higiene. quer no lar como pessoal.


Sector das bebidas

Ainda no âmbito do estudo do posicionamento das marcas, a empresa de pesquisa, estudo de mercado e monitorização de media Keyresearch, aproveitando a amostra dos mais de 460 entrevistados, procurou saber dos inquiridos quais as marcas de bebida que mais consomem nesta época de pandemia.
Na classe das bebidas alcoólicas, em termos de notoriedade, a cerveja Cuca lidera com 66 por cento de menções. Em relação ao consumo, cerca de 31,5 por cento dos entrevistados  afirmaram que consomem vinho, seja tinto, bran-
co, verde ou rosé.

No grupo das bebidas não alcoólicas a marca Coca Cola está em primeiro lugar em notoriedade, com 25 por cento de menções. Segundo dados enviados ao Jornal de Angola, quando se fala de notoriedade nem sempre é associada à marca da bebida a qualidade, mas sim o produto que os cidadãos estão habituados a ver e dele ouvir falar diariamente, seja de forma presencial, saboreando ou mesmo em mensagens publicitárias.

Falando em publicidade de bebidas, nesta classe cerca de 80,7 por cento dos entrevistados recordam-se das divulgações efectuadas pelos meios de comunicação social e outdoors. Das marcas mais lembradas pelos munícipes de Luanda, em primeiro lugar está a cerveja Cuca, com 49 por cento, em segunda posição a cerveja Tigra, com 19 por cento, e em terceiro a cerveja Eka, com 14,2 por cento.

A Cuca, Tigra e Eka são, no mercado, as marcas mais lembradas e que surgem na mente dos consumidores, na visão da direcção da em-presa de pesquisa. Esta selecção permite dizer que o trabalho de notoriedade de-senvolvido pelos representantes das marcas - aposta em investimento publicitário e realização de campanhas de viabilização -, tem se mostrado ser eficaz.